Maior Mar Fechado Em Terra Do Planeta

Reza January 10, 2022
Black Hole Deepest Sea In The World

O maior mar fechado em terra do planeta é o Mar Cáspio, localizado na região da Ásia Central. Com uma área de aproximadamente 371.000 km², é considerado o maior lago do mundo, mas é chamado de mar devido ao seu tamanho e características.

Características do Mar Cáspio

O Mar Cáspio é cercado por cinco países: Rússia, Cazaquistão, Turcomenistão, Irã e Azerbaijão. É uma importante fonte de recursos naturais para a região, especialmente para a indústria de petróleo e gás, e abriga diversas espécies de peixes e animais aquáticos.

Algumas das características mais marcantes do Mar Cáspio incluem:

  • Profundidade média de 170 metros;
  • Profundidade máxima de 1.025 metros;
  • Salinidade baixa, cerca de um terço da salinidade dos oceanos;
  • Temperatura média de 12°C;
  • Área de influência de clima desértico e semiárido.

Importância econômica e ambiental

O Mar Cáspio é uma importante fonte de recursos econômicos para os países que o cercam. A exploração de petróleo e gás natural é uma das principais atividades econômicas da região, representando grande parte da economia de países como Azerbaijão, Cazaquistão e Turcomenistão.

Além disso, o mar é uma importante fonte de pesca, abrigando espécies como o esturjão, que é usado para a produção de caviar, uma iguaria muito valorizada em todo o mundo.

Porém, a exploração excessiva de recursos naturais do Mar Cáspio pode trazer impactos ambientais significativos, como a poluição da água e a diminuição da população de espécies de peixes.

For more information, please click the button below.

Conclusão

O Mar Cáspio é o maior mar fechado em terra do planeta, com características únicas que o tornam uma importante fonte de recursos econômicos e ambientais para a região da Ásia Central. Porém, é importante que as atividades econômicas relacionadas ao mar sejam realizadas de forma sustentável, a fim de evitar impactos ambientais negativos e preservar a biodiversidade da região.

FAQs

Qual é a origem do nome “Cáspio”?

O nome “Cáspio” vem do latim “Mare Caspium”, que por sua vez foi derivado do nome persa do mar, “Khazar Sea”.

Qual é a importância do Mar Cáspio para a Rússia?

O Mar Cáspio é uma importante fonte de recursos naturais para a Rússia, especialmente na indústria de petróleo e gás. Além disso, a Rússia possui uma importante base naval no mar, localizada na cidade de Astrakhan.

Quais são as principais espécies de peixes encontradas no Mar Cáspio?

Algumas das espécies de peixes mais comuns no Mar Cáspio incluem o esturjão, o caviar, a carpa e o peixe-gato.

Related video of maior mar fechado em terra do planeta

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait