Luva Esteril E Luva De Procedimento Diferença

Reza December 3, 2022
Luva de procedimento x Luva estéril. Conheça as diferenças!

As luvas cirúrgicas são um item extremamente importante em qualquer ambiente hospitalar ou clínico. Elas são usadas para manter a higiene, prevenir a transmissão de doenças e infecções, além de proteger os pacientes e profissionais de saúde. Existem dois tipos principais de luvas utilizadas na área médica: luva estéril e luva de procedimento.

Luva estéril

A luva estéril é um tipo de luva que passa por um processo de esterilização antes de ser utilizada. Esse processo é realizado com o objetivo de eliminar todos os microrganismos presentes na superfície da luva.

A luva estéril é utilizada em procedimentos cirúrgicos, onde a assepsia é fundamental. Nesse tipo de procedimento, é necessário que as luvas estejam completamente livres de bactérias, vírus e outros microrganismos, pois qualquer contaminação pode levar a complicações graves.

A luva estéril é embalada individualmente em envelopes plásticos, que são abertos somente no momento em que vão ser utilizadas. Esse processo garante que as luvas permaneçam estéreis até o momento de uso.

Luva de procedimento

A luva de procedimento é um tipo de luva que é utilizada em procedimentos que não exigem um grau tão elevado de assepsia. Ela é feita de látex, nitrila ou vinil e é descartável.

Esse tipo de luva é utilizado em procedimentos simples como coleta de sangue, aplicação de medicamentos, exames de rotina, entre outros. A luva de procedimento é uma medida de segurança para o paciente e para o profissional de saúde, uma vez que ela impede a transmissão de micro-organismos e protege o profissional de possíveis contaminações.

For more information, please click the button below.

A luva de procedimento não é estéril, mas deve ser limpa e higienizada antes de ser utilizada. Ela é embalada em caixas com várias unidades, que são facilmente acessíveis para uso em procedimentos de rotina.

Diferenças entre luva estéril e luva de procedimento

As principais diferenças entre a luva estéril e a luva de procedimento são:

  • A luva estéril é utilizada em procedimentos cirúrgicos, enquanto a luva de procedimento é utilizada em procedimentos simples;
  • A luva estéril passa por um processo de esterilização antes de ser utilizada, enquanto a luva de procedimento é descartável e não é esterilizada;
  • A luva estéril é embalada individualmente em envelopes plásticos, enquanto a luva de procedimento é embalada em caixas com várias unidades;
  • A luva estéril é feita de materiais especiais, enquanto a luva de procedimento é feita de látex, nitrila ou vinil;

Conclusão

As luvas cirúrgicas são um item fundamental em qualquer ambiente hospitalar ou clínico. Elas são responsáveis por manter a higiene, prevenir a transmissão de doenças e infecções, além de proteger pacientes e profissionais de saúde. Existem dois tipos principais de luvas utilizadas na área médica: luva estéril e luva de procedimento.

A luva estéril é utilizada em procedimentos cirúrgicos, onde a assepsia é fundamental, enquanto a luva de procedimento é utilizada em procedimentos simples como coleta de sangue, aplicação de medicamentos, exames de rotina, entre outros.

É importante que os profissionais de saúde saibam diferenciar esses dois tipos de luvas e utilizá-las de acordo com as necessidades de cada procedimento.

FAQs

1. Qual a diferença de preço entre a luva estéril e a luva de procedimento?

O preço da luva estéril é geralmente mais elevado do que o da luva de procedimento, devido ao processo de esterilização e embalagem individual.

2. Posso reutilizar a luva de procedimento?

Não, a luva de procedimento é descartável e deve ser utilizada uma única vez.

3. Quais são os materiais utilizados na fabricação da luva de procedimento?

A luva de procedimento pode ser feita de látex, nitrila ou vinil.

Related video of luva esteril e luva de procedimento diferença

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait