Livro "Ah Cambaxirra Se Eu Pudesse"

Reza April 18, 2022
CRISTINA SÁ literatura infantil e juvenil "AH, CAMBAXIRRA, SE EU

“Ah Cambaxirra se eu pudesse” é um livro de autoria de Pedro Bandeira, publicado em 1999 pela editora Moderna. Trata-se de uma obra infantojuvenil que aborda temas como amizade, respeito às diferenças e superação de desafios. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o livro, sua história e suas principais características.

A história do livro

A história de “Ah Cambaxirra se eu pudesse” se passa em uma escola pública do interior de São Paulo, em que um grupo de alunos se une para ajudar um colega que sofre de uma doença rara e precisa de recursos para se tratar. O nome do livro é uma referência a um pássaro muito comum na região, que representa a liberdade e a alegria de viver.

O protagonista da história é um menino chamado Rafael, que é novo na escola e começa a se enturmar com os colegas. Ele logo percebe que há uma certa rivalidade entre dois grupos de alunos: os “mauricinhos” e os “pé-rapados”. Os mauricinhos são os alunos mais ricos e populares da escola, enquanto os pé-rapados são os menos favorecidos financeiramente e muitas vezes sofrem preconceito e discriminação.

Rafael acaba se aproximando dos pé-rapados e descobre que um deles, o Luís, está doente e precisando de ajuda para se tratar. Os pé-rapados têm a ideia de fazer um festival para arrecadar dinheiro e ajudar o Luís, mas precisam enfrentar a resistência dos mauricinhos, que acham que a ideia é ridícula e não querem se envolver.

Com muita persistência e trabalho em equipe, os alunos conseguem superar os obstáculos e realizar o festival. O livro termina com uma mensagem de esperança e de que, juntos, podemos superar qualquer desafio.

As principais características do livro

“Ah Cambaxirra se eu pudesse” é um livro que aborda temas importantes para os jovens, como a importância da amizade, do respeito às diferenças e da superação de desafios. Algumas das principais características da obra são:

For more information, please click the button below.
  • Personagens cativantes e bem construídos;
  • Abordagem sensível e realista de temas sociais;
  • Linguagem simples e acessível, voltada para o público infantojuvenil;
  • Mensagem positiva e inspiradora, que incentiva a cooperação e a empatia.

Pedro Bandeira é conhecido por escrever livros que falam diretamente à juventude, e “Ah Cambaxirra se eu pudesse” não é exceção. O autor consegue tratar de temas complexos de forma simples e acessível, sem perder a profundidade e a sensibilidade necessárias para tocar o coração dos leitores.

Conclusão

“Ah Cambaxirra se eu pudesse” é um livro que vale a pena ser lido por jovens e adultos. A obra apresenta uma história emocionante e inspiradora, que ensina valores importantes como amizade, respeito às diferenças e trabalho em equipe. A linguagem simples e acessível torna o livro fácil de ser compreendido pelo público infantojuvenil, mas as mensagens que ele transmite são universais e podem ser apreciadas por pessoas de todas as idades.

FAQs

1. Qual é a idade recomendada para ler “Ah Cambaxirra se eu pudesse”?

O livro é recomendado para jovens a partir dos 10 anos de idade, mas pode ser apreciado por pessoas de todas as idades.

2. “Ah Cambaxirra se eu pudesse” aborda temas sociais importantes. Isso significa que o livro é tendencioso?

Não. O livro apresenta uma visão realista e sensível de temas sociais relevantes para os jovens, mas não toma partido de nenhum grupo ou ideologia em particular. A obra busca incentivar a empatia e o respeito às diferenças, sem impor uma visão de mundo específica.

3. Pedro Bandeira é conhecido por escrever livros para jovens. “Ah Cambaxirra se eu pudesse” é um livro exclusivamente para esse público?

Não. Embora seja voltado principalmente para o público infantojuvenil, “Ah Cambaxirra se eu pudesse” apresenta uma história emocionante e mensagens inspiradoras que podem ser apreciadas por pessoas de todas as idades.

Related video of livro ah cambaxirra se eu pudesse

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait