Letras De Músicas Juninas Para Educação Infantil

Reza December 18, 2022
Letras De Musicas Juninas Para Educação Infantil ASKBRAIN

No Brasil, as festas juninas são muito populares e comemoradas em todo o país. Essas festas são repletas de tradições e costumes que remetem à cultura nordestina do país, como a dança de quadrilha, as comidas típicas e as músicas juninas.

As músicas juninas são uma parte importante dessa celebração e é comum que escolas e creches incluam essas canções em suas atividades. Por isso, é interessante conhecer algumas letras de músicas juninas para educação infantil e poder ensinar aos pequenos um pouco mais sobre as tradições juninas.

1. As músicas juninas mais populares

Existem diversas músicas juninas que podem ser trabalhadas com as crianças, mas algumas delas são mais populares e conhecidas. São elas:

  • Olha pro Céu
  • Cai, Cai Balão
  • Capelinha de Melão
  • Deixa a Fogueira Queimar
  • O Sanfoneiro Só Tocava Isso
  • Pula a Fogueira

2. Letras de músicas juninas para educação infantil

2.1 Olha pro Céu

Olha pro céu, meu amor Veja como ele está lindo Olha praquele balão multicor Como no céu vai sumindo Foi numa noite, igual a esta Que tu me deste o teu coração O céu estava, assim em festa Pois era noite de São João

2.2 Cai, Cai Balão

Cai, cai, balão Cai, cai, balão Aqui na minha mão Não vou lá, não vou lá Não vou lá, não vou lá Tenho medo de apanhar

2.3 Capelinha de Melão

Capelinha de melão é de São João É de cravo, é de rosa é de manjericão São João está dormindo Não acorda, não Acordai, acordai, acordai ó São João

For more information, please click the button below.

2.4 Deixa a Fogueira Queimar

Deixa a fogueira queimar Quero ver você pular Olha pro céu, veja como ele está lindo A lua cheia que brilha na noite de São João Na festa de São João

2.5 O Sanfoneiro Só Tocava Isso

O sanfoneiro só tocava isso Só tocava isso, meu bem O sanfoneiro só tocava isso Só tocava isso, também

2.6 Pula a Fogueira

Pula a fogueira iaiá Pula a fogueira ioiô Cuidado para não se queimar Olha que a fogueira já queimou o meu amor

3. Importância das músicas juninas para educação infantil

As músicas juninas são uma forma de valorizar a cultura brasileira, especialmente a nordestina, e também de ensinar às crianças sobre as tradições e costumes do país. Além disso, cantar e dançar é uma atividade lúdica que estimula a coordenação motora, a socialização e a criatividade dos pequenos.

Por isso, incluir músicas juninas na educação infantil pode ser uma forma divertida e educativa de ensinar sobre a cultura do país e estimular o desenvolvimento das crianças.

Conclusão

As músicas juninas são uma parte importante das festas juninas e uma forma de valorizar a cultura brasileira. Além disso, cantar e dançar é uma atividade lúdica que estimula o desenvolvimento das crianças. Por isso, conhecer algumas letras de músicas juninas para educação infantil pode ser uma forma divertida e educativa de ensinar sobre as tradições e costumes do país.

FAQs

1. Qual a origem das festas juninas?

As festas juninas têm origem nas celebrações pagãs do solstício de verão, que acontece no dia 21 de junho. Com a chegada do cristianismo, essas celebrações foram incorporadas às festividades dos santos católicos São João, São Pedro e Santo Antônio.

2. Qual a importância da dança de quadrilha nas festas juninas?

A dança de quadrilha é uma das tradições mais populares das festas juninas e representa uma forma de valorizar a cultura nordestina do país. Além disso, é uma atividade lúdica que estimula a coordenação motora e a socialização das crianças.

3. Como incluir as músicas juninas na educação infantil de forma criativa?

Uma forma criativa de incluir as músicas juninas na educação infantil é criar atividades que envolvam a música, como a criação de coreografias, a confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis e a criação de desenhos inspirados nas letras das músicas.

Related video of letras de musicas juninas para educação infantil

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait