Letra De Luiz Gonzaga – A Morte Do Vaqueiro

Reza July 12, 2021
A morte do vaqueiro (lengo tengo) Luiz Gonzaga tutorial como tocar

Introdução

“A morte do vaqueiro” é uma das canções mais famosas do compositor e cantor Luiz Gonzaga. A música foi lançada em 1954 em um disco de 78 rotações e conta a história trágica de um vaqueiro do sertão nordestino que morre em um acidente com o cavalo durante uma vaquejada. A música é considerada um hino do nordeste brasileiro e é muito popular até hoje.

Letra da música

“Quando eu morrer não quero choro nem vela Nem cabra gritando ao pé da orelha Quero uma orquestra tocando uma polca E muita gente doida pra dançar a noite inteira

O meu caixão de madeira boa Mandem forrar com couro de pica-pau E na tampa um retrato pintado Do senhor do Bonfim de São Joaquim do Monte

Mandem meia dúzia de caboclos fortes Pra carregar o meu caixão E na frente do cortejo um sanfoneiro Tocando bem alto em minha direção

Quando eu chegar no céu São Pedro vai me perguntar Qual é o motivo de tanta alegria Eu vou responder que deixei lá embaixo Uma terra boa, boa de se plantar

E quando São Pedro abrir a porteira Dê um toque na sanfona, deixe a orquestra tocar E quando eu chegar na beira do inferno Mandem meia volta, que eu quero descer pro Ceará

For more information, please click the button below.

Eu quero ver o mar, ver o sol nascer Ver a lua surgir, ver o dia amanhecer Eu quero sentir o cheiro da flor Ver o meu Ceará, terra do meu amor

Mas se alguém quiser chorar por mim Que chore bem baixinho, pra não me acordar E se alguém quiser rezar uma prece Que reze baixinho, pra não me atrapalhar”

Significado da música

“A morte do vaqueiro” é uma música que fala sobre a morte, mas de uma forma muito alegre e descontraída. O vaqueiro que morre na música não quer que ninguém chore por ele, ele quer que todos se divirtam e dancem em sua homenagem. Ele também pede para que seu caixão seja forrado com couro de pica-pau e que na tampa tenha um retrato do senhor do Bonfim de São Joaquim do Monte, mostrando sua devoção religiosa. A música também fala sobre a importância da terra do nordeste brasileiro para o vaqueiro. Ele diz que deixou uma terra boa de se plantar e que quer voltar para lá depois de morrer. Ele quer ver o mar, o sol nascer e sentir o cheiro da flor, mostrando sua conexão com a natureza e o amor pela sua terra natal.

Contexto histórico

“A morte do vaqueiro” foi lançada em 1954, em um momento em que a música brasileira estava passando por grandes transformações. Na época, surgia o movimento da Bossa Nova, liderado por João Gilberto, Tom Jobim e outros artistas, que trazia uma nova sonoridade para a música brasileira, mais sofisticada e elegante. No entanto, Luiz Gonzaga, que era conhecido como o “Rei do Baião”, se mantinha fiel às suas raízes nordestinas e continuava a cantar músicas que retratavam a vida do sertão e dos vaqueiros. “A morte do vaqueiro” é um exemplo disso, uma música que fala sobre a vida e a morte dos trabalhadores que vivem no interior do nordeste brasileiro.

Conclusão

“A morte do vaqueiro” é uma das músicas mais famosas de Luiz Gonzaga e uma das mais populares do nordeste brasileiro. A música retrata a vida do vaqueiro e sua conexão com a terra e a natureza. Apesar de falar sobre a morte, a música é alegre e descontraída, mostrando que a vida deve ser celebrada mesmo após a morte.

FAQs

1. Qual é a origem do baião?

O baião é um ritmo musical que tem origem no nordeste brasileiro, mais precisamente na região do sertão. Ele surgiu no início do século XX e se tornou muito popular na década de 1940, com a ascensão de artistas como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.

2. Qual é a importância de Luiz Gonzaga para a música brasileira?

Luiz Gonzaga é considerado um dos maiores artistas da música brasileira e é conhecido como o “Rei do Baião”. Ele foi responsável por popularizar o ritmo do baião em todo o país e levou a cultura nordestina para o resto do Brasil. Suas músicas falam sobre a vida e a cultura do sertão e são consideradas um patrimônio cultural do país.

3. Qual é a mensagem de “A morte do vaqueiro”?

“A morte do vaqueiro” é uma música que fala sobre a vida e a morte dos trabalhadores do sertão nordestino. A mensagem da música é que a vida deve ser celebrada, mesmo após a morte, e que devemos honrar e respeitar aqueles que trabalham duro para sobreviver em um ambiente difícil e desafiador.

Related video of letra de luiz gonzaga a morte do vaqueiro

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait