Letra De Erasmo Carlos: "É Preciso Saber Viver"

Reza May 27, 2021
É PRECISO SABER VIVER.docx

Introdução

“Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones”. Esses são os primeiros versos da música “É Preciso Saber Viver”, composta por Erasmo Carlos e Roberto Carlos. A canção foi lançada em 1969 e se tornou um grande sucesso, tornando-se um hino para a juventude da época. Neste artigo, iremos analisar a letra da música e entender o seu significado.

Letra da música

“Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones Numa banda de rock’n roll eu era o que sempre dizia não Quando os pais saíam de casa a gente tocava o terror Usando tênis de broto e camisa de malha listrada Era duro aguentar a patroa que o bicho pegava lá fora E eu me fingia de morto só pra não dizer que não tinha ido Tinha medo de apanhar, mas eu tinha que ir Pra poder me misturar no mundo que eu escolhi Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones E hoje eu sou um velho que ainda ama os Beatles e os Rolling Stones Quando cheguei por aqui eu nada entendi Da dura poesia concreta de tuas esquinas Da deselegância discreta de tuas meninas Ainda não tinha visto nascido de mãe brasileira American way of life English spoken E a dança que dançavas no night club Fui à praia grande procurar abrigo E as ondas desta praia pareciam muito mais frias Que as de Copacabana Mas tudo bem, tudo bem, tudo bem Apesar de você amanhã há de ser outro dia Eu pergunto a você onde vai se esconder Da enorme euforia dessa nova gente Será que você tem medo que ela possa Ser mais viva do que você? A juventude de hoje em dia é muito exigente E você? Você aprendeu a ser tão decadente? Você que é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda Sabe que a vida é uma festa E você é a promessa Você que é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda Sabe que a vida é uma festa E você é a promessa”

Significado da letra

A música “É Preciso Saber Viver” é uma reflexão sobre a vida e a juventude. A letra começa com uma descrição da adolescência, quando o protagonista da história amava os Beatles e os Rolling Stones e tocava em uma banda de rock’n roll. Ele era o “diferentão” da turma, o que sempre dizia não. Durante essa época, ele também tinha que lidar com a patroa (mãe) que o proibia de sair de casa. A segunda parte da música fala sobre a chegada do protagonista a uma nova cidade, onde ele se depara com uma cultura diferente da que estava acostumado. Ele não compreende a “dura poesia concreta” das esquinas e a “deselegância discreta” das meninas. Ele ainda não tinha visto nada parecido com o “American way of life” e o “English spoken”. Apesar de todas as dificuldades, o protagonista segue em frente e encontra abrigo em uma praia. Ele percebe que as ondas dessa praia são mais frias do que as de Copacabana, mas mesmo assim, ele está tudo bem. Ele sabe que apesar das adversidades, amanhã sempre será outro dia. Na terceira parte da música, o protagonista faz uma pergunta ao ouvinte: “onde vai se esconder da enorme euforia dessa nova gente?”. Ele percebe que a juventude de hoje em dia é muito exigente e questiona se o ouvinte aprendeu a ser tão decadente quanto ele. Ele lembra ao ouvinte que a vida é uma festa e que ele é a promessa.

Conclusão

A música “É Preciso Saber Viver” é uma reflexão sobre a vida e a juventude. Ela nos lembra que a adolescência é uma fase difícil, mas que devemos seguir em frente e encontrar a nossa própria identidade. Ela também nos ensina a aceitar as diferenças culturais e a lidar com as dificuldades da vida. Por fim, ela nos lembra que a vida é uma festa e que devemos aproveitar cada momento.

FAQs

1. Quem compôs a música “É Preciso Saber Viver”?

A música foi composta por Erasmo Carlos e Roberto Carlos.

2. Qual é o significado da expressão “É Preciso Saber Viver”?

A expressão significa que devemos aprender a lidar com as dificuldades da vida e encontrar a nossa própria identidade.

For more information, please click the button below.

3. Qual é a mensagem principal da música “É Preciso Saber Viver”?

A mensagem principal da música é que devemos aproveitar a vida e sermos fiéis a nós mesmos. Devemos aprender a lidar com as diferenças culturais e a superar as dificuldades da vida.

Related video of letra de erasmo carlos é preciso saber viver

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait