Letra De Engenheiros Do Hawaii Toda Forma De Poder

Reza June 1, 2021
Toda Forma de Poder Engenheiros do Hawaii Frases engenheiros

A música “Toda Forma de Poder” é uma das mais conhecidas da banda Engenheiros do Hawaii. Foi lançada em 1989, no álbum “Ouça o Que Eu Digo, Não Ouça Ninguém”. A letra da música aborda temas políticos e sociais, fazendo críticas ao poder e à corrupção.

Contexto Histórico

A década de 80 foi marcada por uma grande efervescência política no Brasil. O país estava em plena transição da ditadura militar para a democracia e a sociedade estava se mobilizando para reivindicar seus direitos. Nesse contexto, surgiram muitos movimentos sociais e políticos, como as Diretas Já, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Os Engenheiros do Hawaii surgiram nesse contexto e se destacaram por fazer críticas sociais e políticas em suas músicas. A banda foi formada em 1984, em Porto Alegre, por Humberto Gessinger (vocalista, baixista e compositor), Carlos Maltz (baterista) e Marcelo Pitz (guitarrista). Ao longo dos anos, a formação da banda mudou várias vezes, mas Gessinger sempre foi o líder e principal compositor do grupo.

Análise da Letra

A letra de “Toda Forma de Poder” é bastante contundente e faz críticas ao poder em todas as suas formas. A música começa com a frase “Toda forma de poder é uma forma de morrer por nada”, que já revela o tom pessimista e crítico que permeia toda a letra.

Em seguida, a música faz uma crítica à corrupção no poder: “Eles prometem o paraíso, mas roubam a sua carteira”. Essa frase mostra como muitas vezes os políticos fazem promessas vazias para ganhar votos, mas na verdade só estão interessados em enriquecer às custas do povo.

A música também faz uma crítica ao uso da violência para manter o poder: “Eles mataram o nosso povo, mas não mataram a nossa fome”. Essa frase mostra como a violência do Estado muitas vezes é usada para reprimir os movimentos sociais e políticos, mas não resolve os problemas estruturais da sociedade.

For more information, please click the button below.

A letra de “Toda Forma de Poder” também faz uma crítica à manipulação da mídia: “Eles controlam a imprensa, mas não conseguem controlar a minha cabeça”. Essa frase mostra como a mídia muitas vezes é controlada pelos poderosos para manipular a opinião pública, mas que é possível resistir a essa manipulação e pensar por si próprio.

A música termina com a frase “É preciso estar atento e forte, não temos tempo de temer a morte”, que mostra como é importante estar sempre alerta e lutar pelos nossos direitos, mesmo que isso signifique enfrentar o poder e correr riscos.

Conclusão

A letra de “Toda Forma de Poder” é uma crítica contundente ao poder em todas as suas formas, seja ele político, econômico ou midiático. A música mostra como é importante estar sempre alerta e lutar pelos nossos direitos, mesmo que isso signifique enfrentar o poder e correr riscos. Os Engenheiros do Hawaii foram uma banda importante na cena musical brasileira dos anos 80 e 90, por fazerem críticas sociais e políticas em suas músicas e por se posicionarem a favor dos movimentos sociais e políticos que surgiram nessa época.

FAQs

1. Quem são os Engenheiros do Hawaii?

Os Engenheiros do Hawaii são uma banda de rock brasileira, formada em 1984 em Porto Alegre, por Humberto Gessinger, Carlos Maltz e Marcelo Pitz. Ao longo dos anos, a formação da banda mudou várias vezes, mas Gessinger sempre foi o líder e principal compositor do grupo.

2. Qual é o estilo musical dos Engenheiros do Hawaii?

Os Engenheiros do Hawaii fazem um rock alternativo, com influências de punk rock, rock progressivo e música brasileira. As letras da banda são marcadas por críticas sociais e políticas, o que fez com que se tornassem bastante populares na cena musical brasileira dos anos 80 e 90.

3. Qual é a importância da música “Toda Forma de Poder”?

A música “Toda Forma de Poder” é uma das mais conhecidas dos Engenheiros do Hawaii e é considerada um hino de resistência contra o poder em todas as suas formas. A letra da música faz críticas ao poder político, econômico e midiático, e mostra como é importante estar sempre alerta e lutar pelos nossos direitos, mesmo que isso signifique enfrentar o poder e correr riscos.

Related video of letra de engenheiros do hawaii toda forma de poder

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait