Letra Da Música "Escravos De Jó"

Reza December 6, 2022
escravosdejobrincadeiramusical Escravos de jó, Escrava, Musical

Introdução:

“Escravos de Jó” é uma música infantil popular brasileira, que tem origem nos tempos coloniais, quando a escravidão era uma prática comum no país. Sua letra e melodia são simples, e a canção é muito conhecida e cantada em escolas, festas juninas e em diversas outras ocasiões.

A letra da música:

A letra da música “Escravos de Jó” é composta por repetições e rimas, o que a torna fácil de ser memorizada e cantada por crianças. A seguir, confira a letra completa: Escravos de Jó jogavam caxangá Tira, bota deixa o Zé Pereira ficar Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá Oh! Se queres ser meu amigo Oh! Se queres ser meu amigo Leva uma saca de trigo Leva uma saca de trigo Para o seu irmão João

Análise da letra:

A letra da música “Escravos de Jó” pode ser entendida de diversas formas, dependendo do contexto em que é cantada. No entanto, é possível fazer algumas considerações a respeito do seu significado: – A primeira estrofe menciona os escravos jogando caxangá, um jogo de origem africana que era comum entre os escravos no Brasil colonial. A letra também menciona o Zé Pereira, que era uma figura típica do Carnaval, representando o início das festividades. – A segunda estrofe fala sobre guerreiros que fazem “zigue zigue zá”, o que pode ser interpretado como uma referência à luta e ao movimento das batalhas. Essa estrofe sugere que, assim como os guerreiros, os escravos também lutavam e se movimentavam juntos. – A terceira estrofe é uma espécie de refrão, em que é mencionado que, para ser amigo de alguém, é necessário ajudar o seu irmão João, levando uma saca de trigo. Essa estrofe pode ser interpretada como uma referência à importância da solidariedade e da ajuda mútua.

A melodia da música:

A melodia da música “Escravos de Jó” é simples e fácil de ser cantada por crianças. Ela é composta por notas curtas e repetitivas, o que ajuda a fixar a letra na memória. A música também é acompanhada por palmas, que marcam o ritmo e a cadência da canção.

Conclusão:

A música “Escravos de Jó” é uma das mais conhecidas e populares do folclore brasileiro. Sua letra e melodia simples, mas cativantes, fazem com que ela seja cantada e lembrada por pessoas de todas as idades. Embora tenha origem em um período de grande injustiça e opressão, a música pode ser interpretada como uma mensagem de união, solidariedade e resistência.

Perguntas frequentes:

1. Qual é a origem da música “Escravos de Jó”?

A música “Escravos de Jó” tem origem no período colonial brasileiro, quando a escravidão era uma prática comum no país. A canção era cantada pelos escravos durante os momentos de lazer e recreação.

For more information, please click the button below.

2. Por que a música “Escravos de Jó” é tão popular?

A música “Escravos de Jó” é popular por ser uma das mais conhecidas e cantadas do folclore brasileiro. Sua letra e melodia simples e repetitivas fazem com que ela seja facilmente memorizada e cantada por pessoas de todas as idades.

3. Quais são as mensagens transmitidas pela música “Escravos de Jó”?

A música “Escravos de Jó” pode ser interpretada de diversas formas, dependendo do contexto em que é cantada. No entanto, algumas mensagens que podem ser extraídas da letra são a importância da solidariedade, da união e da resistência, mesmo em situações de opressão e injustiça.

Related video of letra da musica escravos de jó

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait