Lenda Da Fogueira De São João

Reza April 15, 2022
Quinto Ano Beti EIB A Lenda da Fogueira de São João

A Fogueira de São João é uma das tradições mais populares no Brasil durante o mês de junho, especialmente no Nordeste. A fogueira é acesa no dia 23 de junho, véspera do Dia de São João, e as pessoas se reúnem em volta para cantar, dançar, comer e beber. Mas você sabe qual é a origem dessa tradição?

A Origem da Fogueira de São João

A origem da Fogueira de São João remonta à Idade Média, na Europa, quando as pessoas começaram a acender fogueiras em celebração ao solstício de verão. O solstício é o momento em que o sol atinge a maior altura no céu e marca o início da estação mais quente do ano.

Com o passar do tempo, a celebração do solstício se misturou com as festas em homenagem a São João Batista, um dos santos mais populares da Igreja Católica. São João é celebrado no dia 24 de junho e é conhecido como o “precursor” de Jesus Cristo, já que foi ele quem batizou Jesus no rio Jordão.

No Brasil, a Fogueira de São João foi trazida pelos portugueses durante o período colonial. A tradição se espalhou por todo o país e se misturou com outras culturas, dando origem a uma das festas mais animadas do calendário brasileiro.

A Lenda da Fogueira de São João

Existem várias lendas que explicam a origem da Fogueira de São João no Brasil. Uma das mais populares é a história do casal de namorados que se separou por causa de uma briga e só se reencontrou graças à fogueira.

Segundo a lenda, havia um casal de namorados que vivia em uma pequena vila no interior do Nordeste. Os dois se amavam muito, mas brigavam com frequência por ciúmes e desconfiança. Em uma dessas brigas, o rapaz disse coisas muito duras para a moça e ela decidiu terminar o namoro.

For more information, please click the button below.

Os dias foram passando e o rapaz se arrependeu amargamente do que havia dito. Ele tentou procurar a moça, mas ela havia se mudado para outra cidade e ninguém sabia de seu paradeiro.

Desesperado, o rapaz decidiu fazer uma fogueira na praça da vila, na noite de São João. Ele esperava que a moça visse a fumaça e o fogo e soubesse que ele ainda a amava.

A fogueira foi acesa e as pessoas começaram a dançar e cantar em volta dela. O rapaz ficou olhando para o fogo, esperando que a moça aparecesse. De repente, ele viu uma figura feminina se aproximando da fogueira.

Era a moça que ele tanto amava! Ela havia visto a fumaça da fogueira de longe e decidido voltar para a vila. Os dois se abraçaram e se beijaram, e a fogueira continuou acesa a noite toda, iluminando o amor dos dois.

As Tradições da Fogueira de São João

Além da lenda, a Fogueira de São João é cercada de outras tradições que fazem parte da festa. Algumas delas incluem:

  • Comidas típicas, como canjica, pamonha, milho verde, bolo de milho e pé de moleque;
  • Bebidas quentes, como quentão e vinho quente;
  • Quadrilhas, que são danças típicas em que as pessoas se vestem com roupas caipiras e dançam em volta da fogueira;
  • Bandeirinhas, que são enfeites coloridos que são pendurados nas ruas e nas casas para decorar a festa;
  • Fogos de artifício, que são soltos para iluminar o céu durante a noite.

Além disso, em algumas regiões do Brasil, a Fogueira de São João é celebrada com outras tradições locais. Por exemplo:

  • No Nordeste, é comum que as pessoas se vistam com roupas de cangaceiros e façam encenações de lutas entre cangaceiros e policiais;
  • No Sul, as pessoas costumam fazer uma simpatia em que escrevem seus desejos em um papel e jogam na fogueira, pedindo para que São João os ajude a realizar seus sonhos;
  • No Sudeste, algumas cidades organizam corridas de cavalos em homenagem a São João.

Conclusão

A Fogueira de São João é uma tradição muito importante no Brasil, que mistura elementos da cultura europeia e brasileira. A lenda da fogueira, que conta a história do casal de namorados que se reencontrou graças ao fogo, é uma das mais populares e emocionantes. Além disso, a festa é cercada de outras tradições, como as comidas típicas, as danças caipiras e os fogos de artifício, que a tornam ainda mais animada e divertida.

FAQs

1. Qual é o significado da Fogueira de São João?

A Fogueira de São João é uma tradição que remonta à Idade Média, na Europa, quando as pessoas acendiam fogueiras para celebrar o solstício de verão. No Brasil, a tradição se misturou com as festas em homenagem a São João Batista, um dos santos mais populares da Igreja Católica. A fogueira simboliza a luz que São João trouxe ao mundo ao batizar Jesus Cristo.

2. Onde é celebrada a Fogueira de São João?

A Fogueira de São João é celebrada em todo o Brasil, mas é mais popular no Nordeste. Algumas das cidades mais famosas por suas festas de São João são Campina Grande, na Paraíba, Caruaru, em Pernambuco, e Mossoró, no Rio Grande do Norte.

3. Qual é a origem da dança de quadrilha?

A dança de quadrilha é uma tradição que veio da Europa e foi trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período colonial. A dança mistura elementos de várias outras danças, como o minueto, o fandango e o contradança. No Brasil, a dança de quadrilha se tornou uma das principais atrações das festas juninas, especialmente na região Nordeste.

Related video of lenda da fogueira de são joão

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait