José Oswald Nogueira De Andrade

Reza May 10, 2021
A pedido do poeta Apartes Digital Apartes Digital

José Oswald Nogueira de Andrade é um dos maiores nomes da literatura brasileira do século XX. Nascido em São Paulo, em 11 de janeiro de 1928, era filho do poeta Oswald de Andrade e da pintora Tarsila do Amaral. Desde jovem, mostrou interesse pela escrita, tendo publicado seu primeiro livro de poemas, “Poesias”, aos 22 anos de idade.

Carreira Literária

Oswald de Andrade foi um escritor versátil, que transitou por diversos gêneros literários ao longo de sua carreira. Além de poeta, ele também escreveu romances, peças de teatro e ensaios. Em sua obra, é possível perceber a influência de movimentos artísticos como o Modernismo e a Tropicália.

Um dos livros mais importantes de Oswald de Andrade é “Manifesto Antropófago”, publicado em 1928. Nessa obra, o autor defende a ideia de que a cultura brasileira deve se apropriar das influências estrangeiras, mas transformá-las de uma maneira própria e original. O Manifesto Antropófago é considerado uma das principais obras do Modernismo brasileiro.

Assim como seu pai, Oswald de Andrade também foi um grande defensor da língua portuguesa falada no Brasil. Em seus textos, ele valorizava as expressões populares e as variedades regionais do idioma, contribuindo para a formação de uma literatura brasileira mais autêntica e diversa.

Principais Obras

Além do “Manifesto Antropófago”, outras obras importantes de Oswald de Andrade são:

  • “Serafim Ponte Grande” (1933): romance que retrata a vida de um jovem paulistano que se envolve em diversas aventuras.
  • “O Rei da Vela” (1937): peça de teatro que critica a burguesia brasileira e seus valores.
  • “Primeiro Caderno do Aluno de Poesia Oswald de Andrade” (1954): coletânea de poemas que aborda temas como o amor, a morte e a existência humana.

Legado

Oswald de Andrade deixou um grande legado para a literatura e a cultura brasileiras. Sua obra influenciou diversos artistas e escritores, e suas ideias sobre a cultura brasileira ainda são discutidas e debatidas atualmente.

For more information, please click the button below.

Além disso, Oswald de Andrade foi um dos fundadores do Movimento Antropofágico, que teve grande importância para o desenvolvimento da cultura brasileira no século XX. Esse movimento propunha a ideia de que os brasileiros deveriam “devorar” as influências estrangeiras para criar uma cultura própria e autêntica.

Conclusão

Oswald de Andrade foi um dos maiores escritores brasileiros do século XX, cuja obra e ideias tiveram grande importância para a cultura brasileira. Sua defesa da língua portuguesa falada no Brasil e sua valorização das expressões populares são algumas das contribuições mais relevantes de sua carreira literária.

FAQs

1. Qual é a importância do “Manifesto Antropófago” para a cultura brasileira?

O “Manifesto Antropófago” é uma obra fundamental para a cultura brasileira, pois propôs a ideia de que os brasileiros deveriam “devorar” as influências estrangeiras para criar uma cultura própria e autêntica. Essa ideia teve grande importância para o desenvolvimento da cultura brasileira no século XX, influenciando diversos artistas e escritores.

2. Quais são as principais obras de Oswald de Andrade?

Algumas das principais obras de Oswald de Andrade são “Manifesto Antropófago”, “Serafim Ponte Grande”, “O Rei da Vela” e “Primeiro Caderno do Aluno de Poesia Oswald de Andrade”.

3. Qual é o legado de Oswald de Andrade para a cultura brasileira?

Oswald de Andrade deixou um grande legado para a cultura brasileira, tendo sido um dos fundadores do Movimento Antropofágico e um grande defensor da língua portuguesa falada no Brasil. Sua obra e ideias influenciaram diversos artistas e escritores, contribuindo para a formação de uma cultura brasileira mais autêntica e diversa.

Related video of josé oswald nogueira de andrade

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait