Ist Causadas Por Bactérias: Como Elas Podem Ser Tratadas

Reza May 15, 2022
Doenças causadas por bactérias sintomas e prevenção Mundo Educação

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são doenças que se espalham através do contato íntimo entre duas pessoas. Existem muitos tipos de IST, mas algumas das mais comuns são causadas por bactérias.

Quais são as IST bacterianas mais comuns?

  • Clamídia
  • Gonorreia
  • Sífilis

A clamídia e a gonorreia são as IST bacterianas mais comuns. Ambas são transmitidas através do contato sexual e podem afetar homens e mulheres. A sífilis é outra IST bacteriana, mas é menos comum do que a clamídia e a gonorreia.

Como se manifestam as IST bacterianas?

As IST bacterianas podem se manifestar de diferentes maneiras, dependendo do tipo de infecção e do indivíduo afetado. Algumas pessoas podem não apresentar sintomas, enquanto outras podem sentir dor, coceira, corrimento ou feridas na área genital.

A clamídia e a gonorreia, por exemplo, podem causar corrimento na uretra ou na vagina, dor ao urinar e dor durante o sexo. Já a sífilis pode causar feridas nos órgãos genitais, boca ou ânus, além de febre, dor de cabeça e mal-estar geral.

Como são diagnosticadas as IST bacterianas?

O diagnóstico das IST bacterianas é feito através de exames de sangue, urina e/ou coleta de amostras da área genital. Muitas vezes, a pessoa infectada não apresenta sintomas e só descobre que está com a infecção após fazer um exame preventivo ou quando a doença já está em estágio avançado.

Como as IST bacterianas são tratadas?

As IST bacterianas podem ser tratadas com antibióticos. O tipo de antibiótico e a duração do tratamento dependem do tipo de infecção e da gravidade dos sintomas. É importante que a pessoa infectada siga o tratamento prescrito pelo médico até o fim, mesmo que os sintomas desapareçam antes.

For more information, please click the button below.

Além do tratamento com antibióticos, é importante que a pessoa infectada informe seus parceiros sexuais para que também possam fazer os exames necessários e, se for o caso, iniciar o tratamento o mais rápido possível. O uso de preservativo durante as relações sexuais também é fundamental para prevenir a transmissão de IST.

Como prevenir as IST bacterianas?

Além do uso de preservativo, existem outras medidas que podem ser tomadas para prevenir as IST bacterianas:

  • Fazer exames preventivos regularmente
  • Evitar o contato sexual com pessoas desconhecidas ou que tenham múltiplos parceiros
  • Lavar as mãos e a área genital antes e depois do sexo
  • Evitar o compartilhamento de objetos sexuais

As IST bacterianas são infecções comuns que afetam homens e mulheres em todo o mundo. É importante que as pessoas estejam cientes dos sintomas e das formas de prevenção para evitar a transmissão da doença. Se você suspeita que está com uma IST bacteriana, procure um médico imediatamente para fazer os exames necessários e iniciar o tratamento.

FAQs

1) As IST bacterianas podem ser curadas?

Sim, as IST bacterianas podem ser curadas com o tratamento adequado com antibióticos. É importante que a pessoa infectada siga o tratamento até o fim, mesmo que os sintomas desapareçam antes.

2) O uso de preservativo é suficiente para prevenir as IST bacterianas?

O uso de preservativo é uma das principais formas de prevenção das IST bacterianas, mas não é suficiente por si só. É importante também evitar o contato sexual com pessoas desconhecidas ou que tenham múltiplos parceiros, fazer exames preventivos regularmente, lavar as mãos e a área genital antes e depois do sexo e evitar o compartilhamento de objetos sexuais.

3) As IST bacterianas podem afetar apenas uma pessoa em um relacionamento monogâmico?

Sim, as IST bacterianas podem afetar qualquer pessoa, independentemente de seu estado civil ou número de parceiros sexuais. É importante fazer exames preventivos regularmente e informar o(s) parceiro(s) sexual(is) em caso de diagnóstico positivo para que também possam fazer os exames necessários e, se for o caso, iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Related video of ist causadas por bactérias como elas podem ser tratadas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait