O Que É Isbn?

Reza December 31, 2022
English G Access Workbook mit interaktiven Übungen auf scook.de

ISBN é a sigla para International Standard Book Number, ou em português, Número Internacional Padrão do Livro. É um sistema internacional de identificação numérica para livros, criado em 1967 pela Agência Internacional do ISBN, com o objetivo de padronizar a identificação de livros publicados em todo o mundo.

Como funciona o ISBN?

Cada livro registrado no sistema ISBN recebe um número exclusivo composto por treze dígitos, divididos em cinco partes:

  • Prefixo do país: os três primeiros dígitos identificam o país ou região onde o livro foi publicado;
  • Identificador da editora: os próximos dígitos identificam a editora responsável pela publicação;
  • Número do título: os dígitos seguintes identificam o título específico do livro;
  • Dígito verificador: o último dígito é um número de controle que garante a integridade do ISBN.

O ISBN é utilizado principalmente para facilitar a venda e distribuição de livros, permitindo que os varejistas e distribuidores identifiquem facilmente um título e sua edição específica. Além disso, o ISBN também é utilizado por bibliotecas e outras instituições para catalogação e controle de empréstimos.

O que significa o ISBN 978-854723659-5 9 788547 236595?

O ISBN 978-854723659-5 9 788547 236595 é composto por dois números diferentes: o primeiro é o número ISBN-13 e o segundo é o número ISBN-10.

O número ISBN-13 (978-854723659-5) é composto pelos seguintes elementos:

  • 978: o prefixo internacional do ISBN;
  • 854723659: o identificador da editora;
  • 5: o número do título;
  • 9: o dígito verificador.

Já o número ISBN-10 (9788547236) é uma versão anterior do ISBN-13, que foi atualizado em 2007. Ele é composto pelos seguintes elementos:

For more information, please click the button below.
  • 978: o prefixo internacional do ISBN;
  • 8547236: o identificador da editora;
  • 5: o número do título.

O número ISBN-10 também possui um dígito verificador, que é calculado de forma diferente do ISBN-13.

Quem pode solicitar um ISBN?

Qualquer pessoa ou empresa que publique livros pode solicitar um ISBN. Isso inclui editoras, autores independentes, empresas de autopublicação, agências de publicidade e marketing, entre outros.

No Brasil, a Agência Brasileira do ISBN é responsável por atribuir os números ISBN às publicações. Para solicitar um ISBN, é necessário preencher um formulário online e pagar uma taxa. As editoras também podem solicitar blocos de ISBNs para serem utilizados em várias publicações.

O ISBN é obrigatório para todos os livros?

No Brasil, a Lei do Livro (Lei nº 10.753/2003) estabelece que todos os livros comercializados no país devem possuir um número de ISBN. Isso inclui livros impressos, digitais e até mesmo publicações em braille.

Além disso, muitas editoras e distribuidoras ao redor do mundo exigem que seus livros possuam um número de ISBN para facilitar a identificação e controle de estoque.

O ISBN é um sistema internacional de identificação numérica para livros, que permite a padronização e controle da venda e distribuição de publicações em todo o mundo. Qualquer pessoa ou empresa que publique livros pode solicitar um ISBN, e sua utilização é obrigatória para a comercialização de livros no Brasil.

FAQs

1. O ISBN é necessário para livros digitais?

Sim, o ISBN é necessário para livros digitais comercializados no Brasil. A Lei do Livro estabelece que todos os livros comercializados no país devem possuir um número de ISBN, independentemente do formato.

2. Quanto custa solicitar um ISBN?

O valor para solicitar um ISBN varia de acordo com a agência responsável pelo sistema em cada país. No Brasil, a Agência Brasileira do ISBN cobra uma taxa de R$ 25,00 por ISBN solicitado.

3. É possível reutilizar um ISBN em diferentes edições de um mesmo livro?

Não, cada edição de um livro deve possuir um número de ISBN exclusivo. Isso inclui novas impressões, reimpressões e edições revisadas ou atualizadas.

Related video of isbn 978-854723659-5 9 788547 236595

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait