Interpretação Do Poema "Erro De Português" Com Gabarito

Reza May 15, 2022
Erros de ortografia, Ortografia, Textos para leitura

Introdução

O poema “Erro de Português” foi escrito por Oswald de Andrade e é um dos mais conhecidos da literatura brasileira. O poema é conhecido por ser uma crítica à língua portuguesa e à forma como ela é ensinada no Brasil. Neste artigo, faremos uma interpretação do poema e forneceremos um gabarito com as respostas para as possíveis questões que possam surgir.

Interpretação do poema

O poema é composto por dez versos, cada um deles contendo um erro de português. O primeiro verso começa com a palavra “Pai”, que está escrita com letra minúscula. O correto seria escrever com letra maiúscula, já que se trata de um substantivo próprio. O segundo verso começa com a palavra “meu”, que está escrita com letra minúscula. O correto seria escrever com letra maiúscula, já que se trata de um pronome possessivo que inicia uma frase. No terceiro verso, a palavra “bemtevi” está escrita sem espaço entre as sílabas. O correto seria escrever “bem-te-vi”, com hífen, já que se trata de uma palavra composta. No quarto verso, a palavra “tres” está escrita com apenas uma letra “s”. O correto seria escrever “três”, com acento e duas letras “s”, já que se trata de um número. No quinto verso, a palavra “analfabeto” está escrita com apenas um “f”. O correto seria escrever com dois “f”, já que se trata de uma palavra que tem dois “f” na grafia. No sexto verso, a palavra “seje” está escrita com “j”. O correto seria escrever com “g”, já que se trata de uma palavra que tem “g” na grafia. No sétimo verso, a palavra “frango” está escrita com “ph”. O correto seria escrever com “f”, já que se trata de uma palavra que tem “f” na grafia. No oitavo verso, a palavra “dôres” está escrita com acento circunflexo. O correto seria escrever sem acento circunflexo, já que se trata de uma palavra que não tem acento na grafia. No nono verso, a palavra “vôo” está escrita com acento circunflexo. O correto seria escrever sem acento circunflexo, já que se trata de uma palavra que não tem acento na grafia. No décimo verso, a palavra “intenção” está escrita com “ss”. O correto seria escrever com “ção”, já que se trata de uma palavra que tem “ção” na grafia.

Gabarito

1. Qual é o título do poema? Resposta: O título do poema é “Erro de Português”. 2. Quantos versos o poema tem? Resposta: O poema tem dez versos. 3. Qual é o problema que o poema aponta em relação à língua portuguesa? Resposta: O poema aponta os erros de português que são comuns na língua falada e escrita no Brasil. 4. Há quantos erros de português no poema? Resposta: Há dez erros de português no poema. 5. Qual é o objetivo do poema? Resposta: O objetivo do poema é chamar a atenção para os erros de português que são comuns na língua falada e escrita no Brasil e estimular a correção desses erros.

Conclusão

O poema “Erro de Português” é uma crítica à língua portuguesa e à forma como ela é ensinada no Brasil. O poema chama a atenção para os erros de português que são comuns na língua falada e escrita no Brasil e estimula a correção desses erros. É importante que os brasileiros se atentem para a importância da língua portuguesa e se esforcem para falar e escrever corretamente.

FAQs

1. Por que é importante falar e escrever corretamente? R: Falar e escrever corretamente é importante porque a linguagem é a principal forma de comunicação entre as pessoas. Quando não se fala ou escreve corretamente, pode haver mal-entendidos e dificuldades de comunicação. 2. Qual é a importância de aprender a língua portuguesa? R: Aprender a língua portuguesa é importante porque é a língua oficial do Brasil e é utilizada em todas as esferas da sociedade, desde a comunicação informal até a comunicação formal, como em documentos oficiais e em processos seletivos. 3. Como posso melhorar minha habilidade de falar e escrever corretamente? R: Para melhorar a habilidade de falar e escrever corretamente, é importante estudar a gramática da língua portuguesa e praticar a comunicação escrita e oral. Ler livros e jornais também pode ajudar a ampliar o vocabulário e a compreensão da língua.

Related video of interpretação do poema erro de português com gabarito

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait