Indique As Duas Orações Que Estão Na Voz Reflexiva

Reza September 14, 2022
PPT AGENTE DA PASSIVA PowerPoint Presentation, free download ID5711800

A voz reflexiva é um tipo de construção gramatical que ocorre quando o sujeito da oração pratica e recebe a ação simultaneamente. Em outras palavras, é quando o sujeito age sobre si mesmo. Nessa construção, a ação verbal é reflexiva, ou seja, volta-se para o próprio sujeito.

O que são orações?

Antes de identificar as orações na voz reflexiva, é importante entender o que é uma oração. Uma oração é um conjunto de palavras que contém um verbo e um sujeito. Ela pode ser simples, quando tem apenas um verbo, ou composta, quando tem mais de um verbo.

O que é voz reflexiva?

Como mencionado anteriormente, a voz reflexiva é um tipo de construção gramatical em que o sujeito da oração pratica e recebe a ação simultaneamente. Ela é formada pelo pronome reflexivo, que concorda em gênero e número com o sujeito, e pelo verbo na forma reflexiva.

Exemplo:

Eu me olho no espelho.

Nesse exemplo, o sujeito “eu” pratica e recebe a ação de olhar-se, simultaneamente. O pronome reflexivo “me” indica que a ação volta-se para o próprio sujeito.

Como identificar as orações reflexivas?

Para identificar uma oração na voz reflexiva, é necessário observar a presença do pronome reflexivo na oração. Alguns exemplos de pronomes reflexivos são:

For more information, please click the button below.
  • me
  • te
  • se
  • nos
  • vos
  • se

Além disso, o verbo deve estar na forma reflexiva, concordando em pessoa e número com o pronome reflexivo e com o sujeito da oração.

Exemplo:

Eu me arrependo do que fiz.

Nesse exemplo, a oração está na voz reflexiva, pois há a presença do pronome reflexivo “me” e do verbo na forma reflexiva “arrependo”, que concorda com o sujeito “eu”.

As duas orações na voz reflexiva

Considerando as informações apresentadas anteriormente, podemos identificar duas orações na voz reflexiva no seguinte trecho:

Eu me chamo Luana e me lembro bem da primeira vez que me vi no espelho.

Nesse trecho, as duas orações na voz reflexiva são:

  • Eu me chamo Luana
  • me lembro bem da primeira vez que me vi no espelho

Na primeira oração, temos a presença do pronome reflexivo “me” e do verbo na forma reflexiva “chamo”, que concorda com o sujeito “eu”. Na segunda oração, temos a presença do pronome reflexivo “me”, do verbo na forma reflexiva “vi”, que concorda com o sujeito “eu”, e da conjunção integrante “que”, que introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa.

Conclusão

Identificar as orações na voz reflexiva é uma tarefa importante para compreender a estrutura e o significado de uma frase ou texto. Para isso, é necessário observar a presença do pronome reflexivo e do verbo na forma reflexiva, que concordam com o sujeito da oração. No exemplo apresentado, foram identificadas duas orações na voz reflexiva, que demonstram a simultaneidade da ação praticada e recebida pelo sujeito.

FAQs

1. Existem outros tipos de vozes na língua portuguesa?

Sim, além da voz reflexiva, existem outras vozes na língua portuguesa, como a voz ativa, a voz passiva e a voz reflexiva recíproca.

2. É possível ter mais de um pronome reflexivo em uma oração?

Sim, é possível ter mais de um pronome reflexivo em uma oração, desde que cada um concorde em gênero e número com o sujeito da oração.

3. Todos os verbos podem ser usados na forma reflexiva?

Não, nem todos os verbos podem ser usados na forma reflexiva. Alguns exemplos de verbos que não podem ser usados na forma reflexiva são “gostar”, “precisar” e “querer”.

Related video of indique as duas orações que estão na voz reflexiva

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait