Indique A Alternativa Em Que O Verbo É Transitivo Indireto

Reza October 30, 2021
Indique a alternativa em que o verbo é transitivo indireto Brainly

Antes de entendermos qual é a alternativa em que o verbo é transitivo indireto, é importante compreendermos o que são os verbos transitivos e os verbos transitivos indiretos.

Verbos transitivos

Os verbos transitivos são aqueles que exigem um objeto direto para completar o sentido da frase. Em outras palavras, eles precisam de um complemento que receba a ação do verbo diretamente.

Por exemplo:

  • Eu comi uma maçã.
  • Elas assistiram o filme.
  • O cachorro perseguiu o gato.

Em cada uma das frases acima, o verbo transitivo precisa de um objeto direto para completar o sentido da frase. Na primeira frase, o objeto direto é “uma maçã”; na segunda, é “o filme”; na terceira é “o gato”.

Verbos transitivos indiretos

Os verbos transitivos indiretos, por outro lado, exigem um objeto indireto para completar o sentido da frase. Em outras palavras, eles precisam de um complemento que receba a ação de forma indireta ou que denote uma ideia de movimento ou direção.

Por exemplo:

For more information, please click the button below.
  • Eu gosto de música clássica.
  • Ele depende da ajuda dos amigos.
  • Nós assistimos à palestra.

Em cada uma das frases acima, o verbo transitivo indireto precisa de um objeto indireto para completar o sentido da frase. Na primeira frase, o objeto indireto é “de música clássica”; na segunda, é “da ajuda dos amigos”; na terceira é “à palestra”.

Alternativa em que o verbo é transitivo indireto

Agora que entendemos a diferença entre verbos transitivos e verbos transitivos indiretos, podemos responder à pergunta inicial: Qual é a alternativa em que o verbo é transitivo indireto?

A alternativa em que o verbo é transitivo indireto é aquela em que o verbo exige um objeto indireto para completar o sentido da frase.

Por exemplo:

  • Eu participei do evento.
  • Ele acredita em Deus.
  • Nós conversamos com o diretor.

Nesses exemplos, o verbo transitivo exige um objeto indireto (“do evento”, “em Deus”, “com o diretor”) para completar o sentido da frase.

Conclusão

Verbos transitivos indiretos são aqueles que exigem um objeto indireto para completar o sentido da frase. Eles podem ser diferenciados dos verbos transitivos, que exigem um objeto direto. A alternativa em que o verbo é transitivo indireto é aquela em que o verbo exige um objeto indireto para completar o sentido da frase.

FAQs

1. Quais são os verbos intransitivos?

Os verbos intransitivos são aqueles que não exigem um objeto direto ou indireto para completar o sentido da frase. Exemplos incluem “dormir”, “correr”, “rir”, entre outros.

2. Quais são os verbos transitivos diretos?

Os verbos transitivos diretos são aqueles que exigem um objeto direto para completar o sentido da frase. Exemplos incluem “comer”, “assistir”, “perguntar”, entre outros.

3. Todos os verbos transitivos indiretos exigem uma preposição antes do objeto indireto?

Não necessariamente. Alguns verbos transitivos indiretos exigem a preposição “a” antes do objeto indireto (“assistir à palestra”), enquanto outros exigem a preposição “de” (“gostar de música clássica”) ou “em” (“acreditar em Deus”).

Related video of indique a alternativa em que o verbo é transitivo indireto

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait