Imagens Da Iara Do Folclore

Reza March 5, 2023
Lendas do Folclore Brasileiro Personagens, Imagens, História Escola

A Iara é uma figura lendária presente no folclore brasileiro, conhecida como a “Mãe d’água”. Ela é uma personagem muito presente nas histórias e lendas do país, e é retratada de diferentes formas em diversas ilustrações e representações artísticas.

Origem da Lenda da Iara

A lenda da Iara é uma das mais conhecidas do folclore brasileiro, e tem origem indígena. Segundo a lenda, Iara era uma bela sereia que habitava os rios e lagos da Amazônia, e encantava os homens com sua voz e aparência. Ela atraía os homens para o fundo dos rios e os afogava, ou os levava para viver com ela no fundo do rio.

Representações da Iara

A Iara é retratada de diferentes formas em diversas representações artísticas, desde ilustrações até esculturas. Algumas das imagens mais comuns da Iara incluem:

Iara como sereia

Uma das representações mais populares da Iara é como uma sereia, com a parte superior do corpo humano e a parte inferior do corpo de um peixe. Essa representação é inspirada na lenda original, que descreve a Iara como uma sereia que habitava os rios e lagos da Amazônia.

Iara como mulher bonita

Outra representação comum da Iara é como uma mulher bonita e sedutora, com longos cabelos negros e olhos verdes. Essa representação enfatiza o poder da Iara de seduzir os homens e atrai-los para o fundo dos rios.

Iara como mulher- peixe

Uma terceira representação da Iara é como uma mulher com a cauda de um peixe. Essa representação é menos comum do que as outras, mas ainda é encontrada em algumas ilustrações e esculturas.

For more information, please click the button below.

Conclusão

A Iara é uma personagem muito presente no folclore brasileiro, e é representada de diferentes formas em diversas ilustrações e representações artísticas. Suas histórias e lendas são passadas de geração em geração, e ainda encantam muitas pessoas até hoje.

FAQs

1. Quais são as origens da lenda da Iara?

A lenda da Iara tem origem indígena, e é uma das mais conhecidas do folclore brasileiro. Segundo a lenda, Iara era uma bela sereia que habitava os rios e lagos da Amazônia, e encantava os homens com sua voz e aparência.

2. Como a Iara é retratada em ilustrações e representações artísticas?

A Iara é retratada de diferentes formas em diversas representações artísticas, desde ilustrações até esculturas. Algumas das imagens mais comuns da Iara incluem como uma sereia, como uma mulher bonita e sedutora, e como uma mulher com a cauda de um peixe.

3. Por que a lenda da Iara ainda é tão popular no Brasil?

A lenda da Iara é uma das mais populares do folclore brasileiro, e ainda encanta muitas pessoas até hoje. Isso se deve em parte à sua origem indígena e à sua representação como uma figura feminina forte e sedutora, que desafia as convenções sociais e exerce poder sobre os homens.

Related video of imagens da iara do folclore

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait