Galton Foi Um Dos Primeiros Pesquisadores

Reza August 8, 2021
The dark history of how eugenics was developed in Britain

Introdução

Francis Galton, nascido em 16 de fevereiro de 1822, foi um cientista britânico que desempenhou um papel importante no desenvolvimento da psicologia e da estatística. Ele foi um dos primeiros pesquisadores a aplicar métodos científicos para estudar a hereditariedade e a inteligência. Ele também fez importantes contribuições para a meteorologia, antropologia e criminologia.

A vida e obra de Galton

Galton nasceu em Birmingham, Inglaterra, em uma família de classe alta. Ele estudou matemática e ciência na Universidade de Cambridge e depois viajou pelo mundo, fazendo estudos sobre a natureza humana e as diferentes culturas. Em 1869, Galton publicou seu primeiro livro importante, “Hereditary Genius”. Nesse livro, ele argumentava que a inteligência era herdada e que as pessoas mais inteligentes deveriam ter mais filhos para melhorar a qualidade genética da população. Essa teoria, conhecida como eugenia, foi bastante controversa e levou a muitos debates sobre ética e direitos humanos. Galton também foi um dos primeiros a usar a estatística para estudar a variação humana. Ele desenvolveu o conceito de correlação e criou o primeiro questionário psicológico, o “Questionário de Galton”, que foi usado para medir a personalidade e a inteligência. Além disso, Galton também contribuiu para o campo da antropologia, fazendo estudos sobre as diferenças físicas entre as raças humanas. Ele também foi fundamental para o desenvolvimento da criminologia, propondo que a criminalidade poderia ser herdada e que as pessoas com tendências criminosas deveriam ser esterilizadas.

O legado de Galton

O trabalho de Galton teve um grande impacto no desenvolvimento da psicologia e da estatística. Ele foi um dos primeiros a aplicar métodos científicos para estudar a hereditariedade e a inteligência, e suas teorias influenciaram muitos outros pesquisadores. No entanto, as teorias de Galton sobre a eugenia e a correlação foram criticadas por muitos, e seus argumentos sobre a hereditariedade da criminalidade foram usados para justificar políticas opressivas em vários países. Apesar disso, o trabalho de Galton ainda é estudado e discutido hoje em dia, e seu legado continua a influenciar a pesquisa em muitos campos diferentes.

Conclusão

Francis Galton foi um dos primeiros pesquisadores a aplicar métodos científicos para estudar a hereditariedade e a inteligência. Ele fez importantes contribuições para a psicologia, estatística, antropologia e criminologia, e seu trabalho continua a ser estudado e discutido até hoje. Embora suas teorias tenham sido controversas e criticadas, seu legado ainda é importante para o desenvolvimento da pesquisa em muitos campos diferentes.

FAQs

1. Quais foram as principais contribuições de Galton para a psicologia?

Galton foi um dos primeiros a usar a estatística para estudar a variação humana e desenvolveu o conceito de correlação. Ele também criou o primeiro questionário psicológico para medir a personalidade e a inteligência.

2. Por que as teorias de Galton sobre a eugenia foram controversas?

As teorias de Galton sobre a eugenia foram controversas porque ele argumentava que a inteligência era herdada e que as pessoas mais inteligentes deveriam ter mais filhos para melhorar a qualidade genética da população. Isso levou a muitos debates sobre ética e direitos humanos.

For more information, please click the button below.

3. Como o trabalho de Galton influenciou a criminologia?

Galton propôs que a criminalidade poderia ser herdada e que as pessoas com tendências criminosas deveriam ser esterilizadas. Essa teoria foi usada para justificar políticas opressivas em vários países e continua a ser polêmica até hoje.

Related video of galton foi um dos primeiros pesquisadores

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait