Função Do Fixo No Futsal

Reza April 14, 2022
I am at the Forefront of the Futsal Movement... July 2014

O futsal é um esporte que exige muito dos jogadores, cada posição possui uma função específica e importante para a equipe. O fixo é um dos jogadores mais importantes na defesa e pode ser considerado um dos pilares da equipe.

Quem é o Fixo?

O fixo é um jogador que atua na defesa, mais próximo ao goleiro, e sua principal função é evitar que o adversário chegue ao gol. Ele é responsável por proteger a área próxima ao goleiro, além de interceptar passes e desarmar os jogadores adversários.

Funções do Fixo

A função do fixo é garantir a segurança da equipe e evitar que o adversário marque gols. Para isso, ele deve ter algumas habilidades específicas, tais como:

Marcação

A marcação é uma das principais funções do fixo, ele deve estar sempre atento para marcar o jogador adversário que está em sua zona de defesa. O fixo também deve saber se posicionar corretamente para impedir que o adversário passe por ele.

Antecipação

O fixo deve ser capaz de antecipar as jogadas do adversário, para conseguir desarmar o jogador adversário e evitar que ele chegue ao gol. Ele deve estar sempre atento aos movimentos do adversário e ser rápido para antecipar as jogadas.

Cobertura

O fixo também deve estar sempre pronto para cobrir um companheiro de equipe que esteja em dificuldade na defesa. Ele deve ser capaz de se deslocar rapidamente para ajudar o companheiro e evitar que o adversário chegue ao gol.

For more information, please click the button below.

Saída de bola

O fixo também é responsável pela saída de bola da defesa para o ataque. Ele deve ser capaz de trocar passes com os companheiros de equipe e lançar a bola para os jogadores do ataque.

Características do Fixo

Além das funções específicas do fixo, existem algumas características que são importantes para que ele possa desempenhar bem seu papel na equipe. Algumas dessas características são:

Agilidade

O fixo deve ser ágil e ter boa mobilidade para se deslocar rapidamente pela quadra e interceptar os jogadores adversários.

Força física

O fixo precisa ser forte fisicamente, para conseguir desarmar os jogadores adversários e proteger a área próxima ao goleiro.

Bom posicionamento

O fixo precisa saber se posicionar corretamente na quadra, para evitar que o adversário passe por ele e chegue ao gol.

Bom passe

O fixo precisa ter habilidade no passe, para conseguir trocar passes com os companheiros de equipe e lançar a bola para os jogadores do ataque.

Conclusão

O fixo é um jogador fundamental na equipe de futsal, responsável por garantir a segurança da equipe e evitar que o adversário marque gols. Ele tem funções específicas na defesa, como marcação, antecipação, cobertura e saída de bola, além de características importantes como agilidade, força física, bom posicionamento e bom passe.

FAQs

1. Qual é a diferença entre fixo e pivô no futsal?

O fixo é um jogador que atua na defesa, enquanto o pivô é um jogador que atua no ataque. O pivô é responsável por receber a bola de costas para o gol e fazer o pivô, ou seja, girar o corpo para chutar ou passar a bola para um companheiro de equipe.

2. O fixo pode marcar gols?

Sim, o fixo pode marcar gols, mas essa não é sua principal função na equipe. O fixo é responsável pela defesa e deve estar sempre atento para evitar que o adversário marque gols.

3. Como se tornar um bom fixo no futsal?

Para se tornar um bom fixo no futsal, é importante praticar muito e desenvolver as habilidades necessárias para desempenhar bem essa posição. É importante ter boa marcação, antecipação, cobertura e saída de bola, além de características como agilidade, força física, bom posicionamento e bom passe.

Related video of função do fixo no futsal

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait