Frutas Trazidas Da África Para O Brasil

Reza June 10, 2021
KaririXoco FRUTAS DO VELHO MUNDO

A história do Brasil é marcada pela influência de diversas culturas, e a africana é uma delas. Além da música, religião e culinária, as frutas também foram trazidas da África para o Brasil durante o período colonial.

Principais frutas trazidas da África para o Brasil

Confira abaixo algumas das frutas que chegaram ao país vindas do continente africano:

Dendê

O dendê é uma das frutas mais conhecidas e utilizadas na culinária brasileira. Ele foi trazido para o país pelos escravos africanos, que utilizavam o óleo extraído do fruto para cozinhar.

Abacaxi

O abacaxi também foi trazido da África para o Brasil durante o período colonial. Ele é uma fruta tropical, muito saborosa e que se adaptou bem ao clima brasileiro.

Manga

A manga é outra fruta que foi trazida da África para o Brasil. Ela é muito popular no país, especialmente na região Nordeste, onde é consumida in natura ou em forma de sucos e doces.

Quiabo

O quiabo é uma hortaliça que também foi trazida da África para o Brasil. Ele é muito utilizado na culinária brasileira, principalmente em pratos típicos da região Nordeste.

For more information, please click the button below.

Coco

O coco é uma fruta muito presente na culinária brasileira, em especial na região Nordeste. Ele foi trazido para o país pelos escravos africanos e é utilizado em diversos pratos, como o bolo de coco e o acarajé.

Importância das frutas africanas para a culinária brasileira

As frutas africanas têm uma grande importância para a culinária brasileira, pois foram responsáveis por introduzir novos sabores e ingredientes na cozinha do país. Além disso, elas também foram utilizadas pelos escravos africanos como forma de resistência cultural, já que muitas vezes os alimentos que eles traziam da África eram proibidos pelos seus senhores.

Hoje em dia, as frutas africanas continuam sendo muito utilizadas na culinária brasileira, e são responsáveis por pratos típicos e muito apreciados em todo o país, como o acarajé, o vatapá e o caruru.

Curiosidades sobre as frutas trazidas da África para o Brasil

  • O dendê é utilizado na culinária de diversos países da África, além do Brasil;
  • A manga é uma fruta muito popular em países como a Índia e o Paquistão, e foi trazida da África para o Brasil pelos portugueses;
  • O quiabo é uma hortaliça muito versátil, e pode ser utilizado em pratos salgados e doces;
  • O coco é uma fruta muito nutritiva, e é utilizado em diversos pratos da culinária brasileira, como o beijinho e o quindim.

Conclusão

As frutas trazidas da África para o Brasil são uma parte importante da história e da cultura do país. Elas foram responsáveis por introduzir novos sabores e ingredientes na culinária brasileira, e continuam sendo muito utilizadas até hoje. Além disso, elas são uma forma de resistência cultural, já que foram trazidas pelos escravos africanos como forma de manterem suas tradições vivas em um novo país.

FAQs

1. Todas as frutas africanas foram trazidas para o Brasil pelos escravos?

Não, algumas frutas africanas foram trazidas para o Brasil pelos portugueses, que tinham colônias na África e utilizavam esses alimentos como forma de abastecer suas expedições. No entanto, muitas das frutas africanas que são populares no Brasil hoje em dia foram trazidas pelos escravos.

2. Quais são os pratos brasileiros mais conhecidos que utilizam frutas africanas?

Alguns dos pratos brasileiros mais conhecidos que utilizam frutas africanas são o acarajé, o vatapá e o caruru, que são típicos da culinária baiana. Além disso, o dendê é muito utilizado na culinária de todo o país, em pratos como o bobó de camarão e o moqueca.

3. As frutas africanas são cultivadas no Brasil?

Sim, muitas das frutas africanas que são populares no Brasil hoje em dia são cultivadas no país, especialmente em regiões de clima tropical, como a região Nordeste. No entanto, algumas frutas africanas ainda são importadas de outros países, como a manga, que é importada principalmente do Peru.

Related video of frutas trazidas da áfrica para o brasil

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait