Forró Pé De Serra: Sua Música

Reza June 3, 2022
FORRÓ PÉ DE SERRA AQUELE VELHO PÉ SERRA K.F 2 0 1 8 Forró Sua Música

O que é forró pé de serra

Forró pé de serra é um estilo musical originário do Nordeste brasileiro, que teve sua origem nos anos 1950. O nome “pé de serra” refere-se a uma região montanhosa do interior da Paraíba, onde o estilo musical começou a ser tocado em festas juninas e outros eventos regionais. O forró pé de serra é caracterizado pelo uso de instrumentos tradicionais como a sanfona, o triângulo e a zabumba, e por letras que falam sobre a vida no sertão, o amor e a cultura popular nordestina.

A história do forró pé de serra

O forró pé de serra surgiu como uma forma de expressão musical dos migrantes nordestinos que se deslocaram para as grandes cidades do Sudeste do Brasil em busca de trabalho. Essas pessoas levavam consigo suas tradições culturais, incluindo a música, que começou a ser tocada em bares e casas noturnas das periferias de São Paulo e Rio de Janeiro. A partir da década de 1960, o forró pé de serra começou a se popularizar em todo o país, e surgiram grandes nomes do gênero, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro.

Os instrumentos do forró pé de serra

O forró pé de serra é conhecido por utilizar instrumentos tradicionais da música nordestina. O principal deles é a sanfona, um tipo de acordeão que tem origem europeia, mas que foi incorporado à cultura popular do Nordeste brasileiro. Além da sanfona, o forró pé de serra utiliza o triângulo, que é um instrumento de percussão feito de metal, e a zabumba, um tambor grande que é tocado com baquetas. Alguns grupos de forró também utilizam outros instrumentos, como a guitarra, o baixo e a bateria, mas esses instrumentos não são considerados essenciais para o estilo musical.

As letras do forró pé de serra

As letras do forró pé de serra falam sobre diversos temas relacionados à cultura nordestina. Muitas vezes, as músicas abordam a vida no sertão, as dificuldades enfrentadas pelos migrantes nordestinos nas grandes cidades, o amor e a paixão. As letras são geralmente simples e diretas, e muitas vezes usam expressões e gírias típicas do Nordeste brasileiro. Algumas das músicas mais famosas do forró pé de serra incluem “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, “Eu só quero um xodó”, de Dominguinhos, e “Severina Xique-Xique”, de Genival Lacerda.

O forró pé de serra hoje

Apesar de ter surgido há mais de 60 anos, o forró pé de serra continua sendo um estilo musical muito popular no Nordeste brasileiro. Muitos músicos continuam a tocar o estilo em festas, bares e casas noturnas, e há também diversos festivais de música dedicados ao forró pé de serra. Além disso, o estilo musical influenciou diversos outros gêneros musicais brasileiros, como o baião, o xote e o arrasta-pé.

Conclusão

O forró pé de serra é um estilo musical importante para a cultura nordestina brasileira. Com suas letras simples e diretas, e seus instrumentos tradicionais, o estilo se tornou uma forma de expressão da vida no sertão e das dificuldades enfrentadas pelos migrantes nordestinos nas grandes cidades. Apesar de ter surgido há mais de 60 anos, o forró pé de serra continua sendo um estilo musical muito popular no Nordeste brasileiro, e sua influência pode ser sentida em diversos outros gêneros musicais brasileiros.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. O forró pé de serra é um estilo musical popular em todo o Brasil?

Embora o forró pé de serra tenha se popularizado em todo o país a partir da década de 1960, ele ainda é mais popular no Nordeste brasileiro, onde tem suas raízes culturais. Em outras regiões do Brasil, o forró pé de serra pode ser menos conhecido ou menos tocado em festas e eventos.

2. Quais são as principais diferenças entre o forró pé de serra e outros estilos de forró?

O forró pé de serra é caracterizado pelo uso de instrumentos tradicionais como a sanfona, o triângulo e a zabumba, e por letras que falam sobre a vida no sertão, o amor e a cultura popular nordestina. Outros estilos de forró, como o forró eletrônico e o forró universitário, podem usar instrumentos mais modernos, como teclados e sintetizadores, e suas letras podem falar sobre temas mais universais, como o amor e a paixão.

3. Quais são os principais artistas do forró pé de serra?

Entre os principais artistas do forró pé de serra estão Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Marinês e Elba Ramalho. Esses artistas ajudaram a popularizar o estilo musical em todo o Brasil, e suas músicas são consideradas clássicos do forró pé de serra.

Related video of forro pe de serra sua musica

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait