Filme Freud Além Da Alma

Reza November 20, 2022
Freud Além da Alma resumo do filme Psicanálise Clínica

Introdução

O filme “Freud Além da Alma” é uma cinebiografia dirigida por John Huston, lançada em 1962 e baseada no livro “The Life and Work of Sigmund Freud” de Ernest Jones. O filme retrata a vida do pai da psicanálise, desde sua infância até a publicação de seus trabalhos mais importantes.

Enredo

O filme começa com Freud (interpretado por Montgomery Clift) como um jovem médico que quer descobrir uma cura para a histeria. Ele começa a estudar a psicanálise e a aplicar suas teorias em pacientes, o que o leva a ter problemas com a comunidade médica. Freud também é mostrado como um homem apaixonado, casado com Martha Bernays (Susannah York) e pai de seis filhos.

Conforme o filme avança, Freud começa a ter problemas de saúde e a desenvolver um vício em cigarros. Sua relação com Carl Jung (interpretado por Larry Parks) é mostrada, assim como sua amizade com Wilhelm Fliess (Eric Portman), com quem ele troca correspondências sobre sonhos e sexualidade.

O filme culmina com a publicação de “A Interpretação dos Sonhos” e a apresentação da teoria do complexo de Édipo. O filme termina com Freud recebendo o diagnóstico de câncer na boca e sendo forçado a abandonar o cigarro.

Análise

O filme é uma visão romanceada da vida de Freud, com alguns elementos ficcionais adicionados para tornar a história mais dramática. No entanto, ele captura bem a essência da teoria psicanalítica e os desafios que Freud enfrentou ao tentar divulgá-la.

A atuação de Montgomery Clift é excelente, e ele captura bem o tom introspectivo e reservado de Freud. A relação entre Freud e Jung também é bem explorada, e o filme mostra como a amizade entre os dois se deteriorou quando Jung começou a se afastar das teorias de Freud.

For more information, please click the button below.

O filme também aborda a vida pessoal de Freud, mostrando-o como um homem apaixonado e como um pai amoroso, mas que também enfrentou dificuldades familiares. A cena em que ele tem que lidar com a morte de sua filha é particularmente emocionante.

Conclusão

O filme “Freud Além da Alma” é uma cinebiografia interessante e bem-feita sobre o pai da psicanálise. Embora tenha algumas licenças poéticas, ele captura bem a essência das teorias de Freud e os desafios que ele enfrentou ao tentar divulgá-las. A atuação de Montgomery Clift é excelente e a relação entre Freud e Jung é bem explorada. É um filme que vale a pena assistir para quem se interessa pela vida e obra de Sigmund Freud.

FAQs

1. O filme é fiel à vida de Freud?

O filme tem algumas licenças poéticas e elementos ficcionais adicionados para tornar a história mais dramática. No entanto, ele captura bem a essência da teoria psicanalítica e os desafios que Freud enfrentou ao tentar divulgá-la.

2. Como é a atuação de Montgomery Clift?

A atuação de Montgomery Clift é excelente, e ele captura bem o tom introspectivo e reservado de Freud.

3. O filme aborda a vida pessoal de Freud?

Sim, o filme aborda a vida pessoal de Freud, mostrando-o como um homem apaixonado e como um pai amoroso, mas que também enfrentou dificuldades familiares.

Related video of filme freud além da alma

https://youtube.com/watch?v=MiaaTzBENUE

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait