Ficha Literária De Um Livro

Reza October 2, 2021
11 FICHAS DE LEITURA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Uma ficha literária é um documento que contém informações importantes sobre um livro. É uma ferramenta útil para bibliotecários, livreiros, professores e leitores em geral, pois oferece um resumo das informações mais relevantes sobre o livro. Essas informações podem incluir o título, o autor, a editora, o ano de publicação, o número de páginas, o gênero literário, a sinopse, entre outros dados. Neste artigo, vamos explicar com mais detalhes o que é uma ficha literária e como ela pode ser útil.

Informações que devem constar em uma ficha literária

Uma ficha literária deve conter as seguintes informações:

  • Título do livro
  • Autor
  • Editora
  • Ano de publicação
  • Número de páginas
  • Gênero literário
  • Sinopse

Essas informações são importantes para ajudar os leitores a entenderem do que se trata o livro, quem o escreveu, quando foi publicado e qual é o seu conteúdo. Além disso, a ficha literária também pode conter informações sobre a edição do livro, como por exemplo se é uma edição especial, se contém ilustrações, entre outros detalhes.

Como fazer uma ficha literária

Para fazer uma ficha literária, é preciso reunir todas as informações relevantes sobre o livro e organizá-las de forma clara e objetiva. O modelo de ficha literária pode variar de acordo com o objetivo e o público-alvo. Por exemplo, uma ficha literária para um catálogo de biblioteca pode conter informações diferentes de uma ficha literária para um site de vendas de livros.

De forma geral, uma ficha literária deve seguir o seguinte modelo:

Título do livro

Nome completo do livro, em itálico ou negrito.

For more information, please click the button below.

Autor

Nome completo do autor.

Editora

Nome da editora que publicou o livro.

Ano de publicação

Ano em que o livro foi publicado.

Número de páginas

Quantidade de páginas que o livro possui.

Gênero literário

Categoria na qual o livro se enquadra, como romance, poesia, ficção científica, entre outros.

Sinopse

Resumo do conteúdo do livro, sem dar spoilers. Deve conter informações sobre os personagens, o enredo e o contexto em que a história se passa.

Para que serve uma ficha literária

Uma ficha literária serve para ajudar os leitores a escolherem os livros que desejam ler. Com base nas informações contidas na ficha, é possível ter uma ideia do conteúdo do livro e decidir se ele atende às expectativas do leitor. Além disso, a ficha literária também é útil para:

  • Organizar os livros em bibliotecas e livrarias;
  • Facilitar a busca de um livro em um catálogo;
  • Conhecer os detalhes da edição de um livro;
  • Facilitar a compra de livros pela internet;
  • Auxiliar na elaboração de trabalhos acadêmicos.

Exemplo de ficha literária

A seguir, apresentamos um exemplo de ficha literária para o livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry:

Título do livro

O Pequeno Príncipe

Autor

Antoine de Saint-Exupéry

Editora

Agir

Ano de publicação

1943

Número de páginas

96

Gênero literário

Conto

Sinopse

O Pequeno Príncipe é um conto infantil que narra a história de um pequeno príncipe que vive em um planeta distante. Um dia, ele decide viajar para outros planetas e conhecer outras pessoas. Durante sua jornada, ele se depara com diversos personagens estranhos e engraçados, como um rei, um vaidoso, um bêbado e um acendedor de lampiões. Ao chegar à Terra, o Pequeno Príncipe conhece um aviador que está perdido no deserto e juntos eles aprendem importantes lições sobre amizade, amor e vida.

Conclusão

A ficha literária de um livro é uma ferramenta fundamental para ajudar os leitores a escolherem os livros que desejam ler. Ela contém informações importantes sobre o autor, a editora, o ano de publicação, o número de páginas, o gênero literário e a sinopse do livro, que ajudam a entender do que se trata a obra. Além disso, a ficha literária também é útil para bibliotecários, livreiros e professores que precisam organizar e catalogar os livros. Com as informações contidas na ficha literária, é possível facilitar a busca de um livro em um catálogo, conhecer os detalhes da edição e auxiliar na elaboração de trabalhos acadêmicos.

FAQ

1. Qual é a diferença entre ficha literária e resenha?

A ficha literária é um documento que contém informações objetivas sobre um livro, como o título, o autor, a editora, o ano de publicação, o número de páginas, o gênero literário e a sinopse. Já a resenha é uma análise crítica e subjetiva do livro, na qual o resenhista expõe sua opinião sobre a obra, destacando os pontos positivos e negativos. Enquanto a ficha literária tem como objetivo informar o leitor sobre o livro, a resenha tem como objetivo orientar o leitor sobre a qualidade da obra.

2. Onde posso encontrar fichas literárias de livros?

As fichas literárias de livros podem ser encontradas em bibliotecas, livrarias e sites especializados em livros. Algumas editoras também disponibilizam fichas literárias em seus sites, para facilitar a divulgação de seus lançamentos.

3. Posso fazer uma ficha literária para um livro que ainda não foi publicado?

Sim, é possível fazer uma ficha literária para um livro que ainda não foi publicado, desde que sejam utilizadas as informações divulgadas pela editora ou pelo autor. Nesse caso, é importante destacar que as informações podem estar sujeitas a alterações até a publicação do livro, e que a ficha literária deve ser atualizada caso haja alguma mudança.

Related video of ficha literaria de um livro

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait