Festa Junina: Como Se Vestir

Reza December 20, 2021
Pin de Ozana Braga em 0 Look JUNINO Vestido festa junina, Festa

A Festa Junina é uma das festas mais tradicionais do Brasil e é comemorada em todo o país durante o mês de junho. As pessoas se vestem com trajes típicos para celebrar esta festa, que é uma homenagem aos santos São João, São Pedro e Santo Antônio. Neste artigo, vamos explicar como se vestir para a Festa Junina.

Tradição dos trajes típicos

A tradição dos trajes típicos da Festa Junina remonta ao século XIX, quando a festa começou a ser comemorada no Brasil. Na época, a festa era uma celebração agrícola em homenagem aos santos São João, São Pedro e Santo Antônio, que eram considerados protetores das colheitas. As pessoas se vestiam com roupas de trabalho, como camisas xadrez, calças jeans e chapéus de palha.

Com o tempo, a festa se tornou mais elaborada e os trajes típicos ganharam um toque mais estilizado, mas ainda assim mantiveram a inspiração nas roupas de trabalho dos agricultores. Atualmente, os trajes típicos da Festa Junina são compostos por peças coloridas e estampadas que remetem à vida no campo.

Vestido de Quadrilha

O vestido de quadrilha é o traje típico mais usado pelas mulheres na Festa Junina. Este vestido é longo e rodado, com saia em camadas e estampas xadrez, floral ou de poá. As cores mais usadas são o vermelho, o verde e o amarelo, que são as cores da bandeira do Brasil.

O vestido de quadrilha pode ser combinado com acessórios como chapéu de palha, botas de cano curto, meias 3/4 e xales de tricô. Alguns modelos de vestido de quadrilha têm detalhes em renda ou babados, que deixam o look ainda mais charmoso. É importante escolher um vestido que seja confortável e que permita liberdade de movimentos para dançar a quadrilha.

Camisa Xadrez

A camisa xadrez é um dos elementos mais presentes nos trajes típicos da Festa Junina. Esta peça pode ser usada tanto por homens quanto por mulheres e é bastante versátil. A camisa xadrez pode ser combinada com calça jeans, bermuda ou saia, dependendo do estilo pessoal de cada um.

For more information, please click the button below.

As cores mais usadas nas camisas xadrez são o vermelho, o verde e o azul, mas também é possível encontrar camisas em outras cores, como o rosa e o amarelo. Os botões podem ser de madeira ou de metal e alguns modelos têm bolsos frontais ou detalhes em couro.

Chapéu de Palha

O chapéu de palha é um dos acessórios mais icônicos da Festa Junina. Este chapéu é usado tanto por homens quanto por mulheres e é essencial para compor o look típico da festa. O chapéu de palha pode ser combinado com qualquer tipo de roupa, seja vestido de quadrilha, camisa xadrez ou calça jeans.

Existem vários modelos de chapéu de palha, desde os mais simples até os mais elaborados, com fitas, flores e outros enfeites. Além disso, o chapéu de palha é um acessório bastante útil para se proteger do sol durante o dia.

Conclusão

A Festa Junina é uma festa tradicional brasileira que celebra os santos São João, São Pedro e Santo Antônio. Para se vestir adequadamente para esta festa, é importante seguir a tradição dos trajes típicos, que incluem vestidos de quadrilha, camisas xadrez, chapéus de palha e outros acessórios que remetem à vida no campo.

FAQs

1. Posso usar outros tipos de roupas na Festa Junina?

Sim, você pode usar outras roupas na Festa Junina se preferir. No entanto, para se integrar à tradição da festa, é recomendável usar trajes típicos como vestido de quadrilha, camisa xadrez e chapéu de palha.

2. Onde posso comprar trajes típicos para a Festa Junina?

Existem várias lojas físicas e online que vendem trajes típicos para a Festa Junina. É possível encontrar vestidos de quadrilha, camisas xadrez, chapéus de palha e outros acessórios em lojas de roupas e acessórios, assim como em lojas especializadas nesta festa.

3. Como posso combinar acessórios com meu traje típico?

Para combinar acessórios com seu traje típico, é importante escolher peças que harmonizem com as cores e estampas da roupa. Chapéus de palha, botas de cano curto, meias 3/4 e xales de tricô são alguns dos acessórios que podem ser usados para complementar o look da Festa Junina.

Related video of festa junina como se vestir

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait