Ferro Sérico Baixo E Hemograma Normal

Reza December 20, 2021
FERRO SERICO (381/80) CenterKit Produtos e Equipamentos de Laboratório

Introdução

Ferro sérico baixo e hemograma normal é um resultado de exame de sangue que pode indicar uma possível deficiência de ferro no organismo, mesmo que os valores do hemograma estejam dentro da faixa de normalidade. O ferro é um mineral essencial para diversas funções do corpo humano, como a produção de hemoglobina e a manutenção do sistema imunológico.

Ferro sérico baixo

O ferro sérico é a quantidade de ferro presente no sangue que está ligado à transferrina – proteína que transporta o ferro pelo corpo. Quando o nível de ferro sérico está abaixo do normal, pode indicar uma possível deficiência de ferro no organismo. O ferro é necessário para a produção de hemoglobina, uma proteína presente nos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio pelo corpo. A deficiência de ferro pode levar a anemia ferropriva, que é caracterizada pela diminuição da produção de hemoglobina e consequentemente, redução do transporte de oxigênio para as células do corpo.

Causas do ferro sérico baixo

  • Deficiência de ferro na alimentação;
  • Perda de sangue – pode ser causado por menstruação abundante, doenças gastrointestinais, uso de medicamentos que causam sangramento, entre outras causas;
  • Gestação – o corpo da gestante precisa de mais ferro para o desenvolvimento do feto;
  • Aumento da demanda de ferro no organismo – pode ocorrer em casos de crescimento rápido, como na infância e adolescência, ou em casos de atividade física intensa;
  • Má absorção de ferro – pode ocorrer em casos de doenças gastrointestinais, como doença celíaca, doença de Crohn e outras;
  • Uso de medicamentos que interferem na absorção de ferro – como antiácidos e medicamentos para doenças gastrointestinais.

Hemograma normal

O hemograma é um exame de sangue que avalia as células sanguíneas e seus componentes. É um dos exames mais solicitados pelos médicos para avaliação da saúde do paciente. O hemograma normal indica que as células sanguíneas estão dentro da faixa de normalidade, o que pode indicar que não há anemia ou outras alterações no sangue.

Componentes avaliados no hemograma

  • Eritrócitos (glóbulos vermelhos) – responsáveis pelo transporte de oxigênio;
  • Hemoglobina – proteína presente nos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio;
  • Hematócrito – percentual de volume ocupado pelos glóbulos vermelhos no sangue;
  • Leucócitos (glóbulos brancos) – células responsáveis pela defesa do organismo;
  • Plaquetas – células responsáveis pela coagulação sanguínea.

Relação entre ferro sérico baixo e hemograma normal

A relação entre ferro sérico baixo e hemograma normal pode indicar uma possível deficiência de ferro no organismo, mesmo que os valores do hemograma estejam dentro da faixa de normalidade. A anemia ferropriva pode ser diagnosticada com a avaliação do nível de ferro sérico, da capacidade de ligação da transferrina e dos valores de ferritina – proteína que armazena o ferro no organismo. Em casos de deficiência de ferro, o hemograma pode estar normal, pois o corpo pode compensar a falta de ferro por um período, antes de ocorrer a diminuição da produção de hemoglobina e consequentemente, a anemia.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da deficiência de ferro pode ser feito através da avaliação do nível de ferro sérico, da capacidade de ligação da transferrina e dos valores de ferritina. Em casos de deficiência de ferro, o tratamento pode ser feito com a suplementação de ferro, através de medicamentos prescritos pelo médico. Além disso, é importante avaliar a dieta e identificar possíveis causas de perda de sangue, para prevenir a recorrência da deficiência de ferro.

Conclusão

O ferro sérico baixo e hemograma normal pode indicar uma possível deficiência de ferro no organismo, mesmo que os valores do hemograma estejam dentro da faixa de normalidade. A deficiência de ferro pode levar a anemia ferropriva, que é caracterizada pela diminuição da produção de hemoglobina e consequentemente, redução do transporte de oxigênio para as células do corpo. O diagnóstico da deficiência de ferro pode ser feito através da avaliação do nível de ferro sérico, da capacidade de ligação da transferrina e dos valores de ferritina. O tratamento pode ser feito com a suplementação de ferro, através de medicamentos prescritos pelo médico.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Qual é a importância do ferro para o organismo?

O ferro é um mineral essencial para diversas funções do corpo humano, como a produção de hemoglobina e a manutenção do sistema imunológico.

2. O que é anemia ferropriva?

A anemia ferropriva é caracterizada pela diminuição da produção de hemoglobina e consequentemente, redução do transporte de oxigênio para as células do corpo, devido à deficiência de ferro.

3. Como é feito o tratamento da deficiência de ferro?

O tratamento da deficiência de ferro pode ser feito com a suplementação de ferro, através de medicamentos prescritos pelo médico. Além disso, é importante avaliar a dieta e identificar possíveis causas de perda de sangue, para prevenir a recorrência da deficiência de ferro.

Related video of ferro sérico baixo e hemograma normal

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait