Faça Em Seu Caderno Os Cruzamentos Com As Ervilhas

Reza August 24, 2022
Faça em seu caderno os cruzamentos com as ervilhas conforme se pede

Este exercício é um clássico da biologia, conhecido como cruzamento de Mendel. É uma forma de entender como são transmitidas características de uma geração para outra, através da reprodução sexuada.

O que é o cruzamento de Mendel?

O cruzamento de Mendel é um experimento que foi realizado pelo monge Gregor Mendel no século XIX. Ele utilizou ervilhas para entender como as características são transmitidas de uma geração para outra.

Mendel escolheu as ervilhas por serem fáceis de cultivar, terem um ciclo de vida curto e apresentarem características bem definidas, como cor da flor, formato da semente e cor da vagem.

Ele cruzou diferentes variedades de ervilhas e observou como as características eram transmitidas para a geração seguinte. Com isso, ele propôs as leis da hereditariedade, que são a base da genética moderna.

Como fazer o cruzamento de Mendel com as ervilhas?

Para fazer o cruzamento de Mendel com as ervilhas, você vai precisar de:

  • Ervas de diferentes variedades, com características bem definidas;
  • Papel alumínio;
  • Tesoura;
  • Cola ou fita adesiva;
  • Caderno;
  • Caneta.

Siga os seguintes passos:

For more information, please click the button below.
  1. Escolha duas variedades de ervilhas que apresentem características diferentes, como cor da flor ou formato da semente;
  2. Identifique cada variedade com uma letra, como A e B;
  3. Corte dois pedaços de papel alumínio e escreva a letra correspondente em cada um;
  4. Cole os pedaços de papel em cada vaso de planta, para identificar qual variedade está plantada em cada um;
  5. Plante as sementes de cada variedade em vasos separados;
  6. Deixe as plantas crescerem e produzirem flores e sementes;
  7. Quando as sementes estiverem maduras, colha-as e anote quantas sementes de cada variedade foram produzidas;
  8. Anote também as características das sementes, como cor e formato;
  9. Faça o cruzamento entre as duas variedades, polinizando manualmente uma flor de cada planta;
  10. Anote quantas sementes foram produzidas pelo cruzamento e quais são as características delas;
  11. Repita o experimento várias vezes, para ter resultados mais precisos e verificar se os resultados se repetem.

Qual a importância do cruzamento de Mendel?

O cruzamento de Mendel foi fundamental para entendermos como as características são transmitidas de uma geração para outra. Antes desse experimento, acreditava-se que as características se misturavam de forma aleatória, sem seguir nenhum padrão.

Mendel mostrou que existem leis que regem a hereditariedade, e que essas leis podem ser aplicadas a qualquer ser vivo, incluindo os humanos. Com isso, surgiram novas áreas de estudo, como a genética e a biotecnologia.

O conhecimento obtido através do cruzamento de Mendel também é fundamental para a produção de alimentos, como a seleção de plantas mais resistentes a pragas e doenças, e para a medicina, como o estudo das doenças genéticas e a criação de terapias genéticas.

Como os resultados do cruzamento de Mendel são representados?

Os resultados do cruzamento de Mendel são representados através de diagramas chamados de quadrados de Punnett. Esses diagramas mostram todas as possibilidades de combinações genéticas entre os pais e seus descendentes.

Para construir um quadrado de Punnett, é necessário identificar os alelos de cada pai, que são as diferentes formas de um gene. Cada alelo é representado por uma letra maiúscula ou minúscula, sendo que a letra maiúscula representa o alelo dominante e a letra minúscula representa o alelo recessivo.

Por exemplo, se um pai tem um alelo para cor de olhos castanhos (B) e outro para cor de olhos azuis (b), e a mãe tem dois alelos para cor de olhos castanhos (BB), o quadrado de Punnett vai mostrar as possibilidades de combinação desses alelos nos filhos:

Exemplo de quadrado de Punnett

Como podemos ver no exemplo, os filhos terão 50% de chance de terem cor de olhos castanhos (Bb) e 50% de chance de terem cor de olhos castanhos (BB).

Conclusão

O cruzamento de Mendel é um experimento clássico da biologia que nos ajuda a entender como as características são transmitidas de uma geração para outra. Com esse conhecimento, podemos desenvolver novas tecnologias e avançar na medicina e na produção de alimentos.

Fazer o cruzamento de Mendel com as ervilhas é uma forma divertida e educativa de aprender mais sobre genética e hereditariedade. Experimente em casa e veja como as características das plantas se combinam para criar novas variedades!

FAQs

1. Como posso escolher as variedades de ervilhas para fazer o cruzamento?

Escolha variedades que apresentem características bem definidas, como cor da flor, formato da semente ou cor da vagem. Uma boa opção é comprar sementes em lojas especializadas em jardinagem.

2. É possível fazer o cruzamento de Mendel com outras plantas ou animais?

Sim, o cruzamento de Mendel pode ser feito com qualquer ser vivo que se reproduza sexuadamente. No entanto, é importante escolher espécies que apresentem características bem definidas e que sejam fáceis de cultivar em casa.

3. É necessário fazer o cruzamento manualmente, ou as plantas se cruzam naturalmente?

Depende da espécie de planta. Algumas se cruzam naturalmente, através da polinização por insetos ou pelo vento. No entanto, é mais fácil controlar o cruzamento manualmente, para garantir que as plantas escolhidas sejam as únicas a se reproduzir.

Related video of faça em seu caderno os cruzamentos com as ervilhas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait