Expressão Numérica Simples No 5º Ano

Reza April 1, 2023
janelinha de atividades ATIVIDADES PARA O 5º ANO EXPRESSÕES NUMÉRICAS

Expressão numérica simples é um termo matemático que se refere a uma operação matemática que envolve apenas números inteiros e sinais matemáticos básicos, como adição, subtração, multiplicação e divisão. No 5º ano, os alunos começam a aprender sobre expressão numérica simples e como resolvê-las.

O que é uma expressão numérica simples?

Uma expressão numérica simples é uma operação matemática que envolve apenas números inteiros e sinais básicos, como adição, subtração, multiplicação e divisão. Por exemplo, 5 + 3 é uma expressão numérica simples, assim como 12 – 4, 6 x 2 e 10 ÷ 5.

Como resolver uma expressão numérica simples?

Para resolver uma expressão numérica simples, é importante seguir a ordem correta das operações matemáticas. Essa ordem é conhecida como PEMDAS, que significa:

  • Parênteses
  • Expoentes
  • Multiplicação e Divisão (da esquerda para a direita)
  • Adição e Subtração (da esquerda para a direita)

Vamos ver um exemplo. Considere a seguinte expressão numérica simples: 8 + 4 x 2.

Seguindo a ordem PEMDAS, primeiro resolvemos a multiplicação:

8 + 4 x 2 = 8 + 8

For more information, please click the button below.

Em seguida, resolvemos a adição:

8 + 8 = 16

Portanto, o resultado da expressão numérica simples 8 + 4 x 2 é 16.

Exemplos de expressões numéricas simples no 5º ano

Aqui estão alguns exemplos de expressões numéricas simples que os alunos do 5º ano podem encontrar:

  • 7 + 3
  • 12 – 5
  • 4 x 5
  • 15 ÷ 3
  • 10 + 3 x 2
  • (8 + 2) x 3
  • 20 – (5 + 3)
  • 6 x (4 + 2)

Dicas para resolver expressões numéricas simples no 5º ano

Resolver expressões numéricas simples pode parecer fácil, mas é importante seguir a ordem correta das operações matemáticas para obter o resultado correto. Aqui estão algumas dicas para ajudar os alunos do 5º ano a resolver essas expressões:

  • Lembre-se da ordem PEMDAS: parênteses, expoentes, multiplicação e divisão (da esquerda para a direita) e adição e subtração (da esquerda para a direita).
  • Se houver parênteses na expressão, resolva primeiro o que está dentro dos parênteses.
  • Se houver expoentes na expressão, resolva primeiro as potências.
  • Se houver multiplicação ou divisão na expressão e não houver parênteses ou expoentes, resolva da esquerda para a direita.
  • Se houver adição ou subtração na expressão e não houver parênteses, expoentes, multiplicação ou divisão, resolva da esquerda para a direita.

Exercícios de expressões numéricas simples para o 5º ano

Aqui estão alguns exercícios de expressões numéricas simples para os alunos do 5º ano praticarem:

  1. 8 + 3 x 2
  2. (12 – 4) ÷ 2
  3. 5 x 3 + 2
  4. 20 ÷ (4 + 1)
  5. 7 x 2 – 3

Respostas dos exercícios

  1. 14
  2. 4
  3. 17
  4. 4
  5. 11

Conclusão

As expressões numéricas simples são um conceito importante que os alunos do 5º ano precisam aprender para desenvolver suas habilidades em matemática. Ao seguir a ordem PEMDAS e praticar com exercícios, os alunos podem se tornar proficientes em resolver essas expressões e estar preparados para aprender conceitos mais avançados posteriormente.

FAQs

O que é PEMDAS?

PEMDAS é uma sigla que significa parênteses, expoentes, multiplicação e divisão (da esquerda para a direita) e adição e subtração (da esquerda para a direita). É a ordem correta das operações matemáticas que deve ser seguida ao resolver uma expressão numérica simples.

Qual é a diferença entre uma expressão numérica simples e uma expressão numérica complexa?

Uma expressão numérica simples envolve apenas números inteiros e sinais matemáticos básicos, como adição, subtração, multiplicação e divisão. Já uma expressão numérica complexa pode envolver números decimais, frações, raízes quadradas e outras operações matemáticas mais avançadas.

Como posso ajudar meu filho a praticar expressões numéricas simples em casa?

Você pode ajudar seu filho a praticar expressões numéricas simples em casa, criando exercícios para ele resolver e usando objetos cotidianos para ilustrar os problemas. Por exemplo, você pode pedir a ele que resolva a expressão numérica simples “6 x 3” usando lápis ou canetas para representar os números. Você também pode usar jogos e atividades lúdicas para tornar a prática mais divertida e envolvente.

Related video of expressão numerica simples 5 ano

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait