Explique Com Suas Palavras A Narrativa Do Excerto De Macunaíma

Reza January 30, 2022
Resumo macunaíma

Introdução

Macunaíma é uma das obras mais importantes da literatura brasileira, escrita por Mário de Andrade, e publicada em 1928. A narrativa conta a história do personagem-título, um herói sem caráter, que vive diversas aventuras pela selva amazônica, até chegar à cidade de São Paulo. Neste texto, vamos explicar a narrativa do excerto de Macunaíma, um trecho selecionado da obra.

O excerto

O excerto selecionado começa na página 17 e termina na página 19 da edição da Companhia das Letras. Neste trecho, Macunaíma, acompanhado de seus irmãos, está na selva amazônica, em busca de uma pedra muiraquitã, que tem o poder de tornar as pessoas invisíveis. Durante a busca, eles encontram uma tribo indígena, onde Macunaíma começa a se apaixonar por uma das índias.

A narrativa

A narrativa do excerto começa com Macunaíma e seus irmãos andando pela selva, em busca da pedra muiraquitã. Eles encontram uma tribo indígena, onde são recebidos por uma mulher idosa, que oferece frutas para eles. Macunaíma, então, começa a se interessar por uma das índias, chamada Ci. Ci é descrita como uma índia muito bonita, com cabelos compridos e olhos grandes e escuros. Macunaíma tenta se aproximar dela, mas é impedido pelos irmãos, que acham que o herói está ficando louco. Macunaíma insiste e acaba conseguindo se aproximar de Ci, que também se interessa por ele. Enquanto isso, os irmãos de Macunaíma são capturados pelos índios, que os levam para a tribo. Macunaíma tenta resgatá-los, mas acaba sendo capturado também. Na tribo, eles são obrigados a participar de um ritual com uma cobra, que acaba morrendo. Os índios, então, acreditam que os irmãos de Macunaíma são deuses, e os libertam. Macunaíma e seus irmãos conseguem escapar da tribo e continuam a busca pela pedra muiraquitã, mas acabam se perdendo na selva. Eles encontram um homem velho, que os ajuda a chegar até a cidade de São Paulo.

Conclusão

O excerto de Macunaíma selecionado para este texto mostra uma parte importante da narrativa do livro, em que o herói e seus irmãos estão em busca da pedra muiraquitã, e acabam encontrando uma tribo indígena. A descrição de Ci, a índia por quem Macunaíma se apaixona, é um dos pontos altos do trecho. A história é repleta de aventuras e reviravoltas, típicas da literatura modernista brasileira.

FAQs

1. Quem é o autor de Macunaíma?

Mário de Andrade é o autor de Macunaíma, uma das obras mais importantes da literatura brasileira.

2. Qual é o tema principal de Macunaíma?

Macunaíma é um herói sem caráter, que vive diversas aventuras pela selva amazônica, até chegar à cidade de São Paulo. O tema principal do livro é a identidade brasileira, representada pela figura de Macunaíma.

For more information, please click the button below.

3. O que é a pedra muiraquitã?

A pedra muiraquitã é uma pedra sagrada para as tribos indígenas da região amazônica, que acreditam que ela tem o poder de tornar as pessoas invisíveis. Na narrativa de Macunaíma, o herói e seus irmãos estão em busca da pedra muiraquitã.

Related video of explique com suas palavras a narrativa do excerto de macunaíma

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait