Experimentos Com Bicarbonato E Vinagre

Reza February 16, 2023
5 experimentos para niños con bicarbonato y vinagre

Introdução

O bicarbonato de sódio e o vinagre são dois ingredientes comuns que podemos encontrar em nossas cozinhas. Quando combinados, eles produzem uma reação química interessante que pode ser usada em vários experimentos científicos. Neste artigo, vamos explorar alguns desses experimentos e explicar a ciência por trás deles.

Experimento 1: Vulcão de bicarbonato e vinagre

Este é um dos experimentos mais populares que podemos fazer com bicarbonato de sódio e vinagre. Para realizá-lo, precisamos dos seguintes materiais: – Bicarbonato de sódio – Vinagre – Corante alimentício (opcional) – Detergente líquido (opcional) Para criar o vulcão, precisamos fazer uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre. Quando esses dois ingredientes são combinados, eles produzem gás carbônico, que é o que faz o vulcão “entrar em erupção”. Podemos adicionar corante alimentício à mistura para torná-la mais colorida e detergente líquido para fazer a mistura borbulhar mais.

Como fazer

1. Coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo ou vasilha. 2. Adicione algumas gotas de corante alimentício e uma gota de detergente líquido (opcional). 3. Despeje vinagre suficiente sobre a mistura de bicarbonato de sódio para cobri-la completamente. 4. Assista ao vulcão entrar em erupção!

Explicação científica

Quando o vinagre é adicionado ao bicarbonato de sódio, ocorre uma reação química conhecida como “reação ácido-base”. O ácido acético no vinagre reage com o bicarbonato de sódio para formar diacetato de sódio, água e gás carbônico. É o gás carbônico que faz a mistura borbulhar e criar a aparência de um vulcão.

Experimento 2: Balão inflado com bicarbonato e vinagre

Este experimento envolve a criação de gás carbônico suficiente para encher um balão. Para realizá-lo, precisamos dos seguintes materiais: – Bicarbonato de sódio – Vinagre – Balão – Garrafa de plástico vazia (ou outro recipiente semelhante)

Como fazer

1. Coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio dentro do balão. 2. Despeje vinagre dentro da garrafa de plástico até preencher cerca de um terço dela. 3. Coloque a boca do balão sobre a boca da garrafa, tomando cuidado para não deixar o bicarbonato de sódio cair dentro da garrafa. 4. Levante o balão para que o bicarbonato de sódio caia dentro da garrafa e entre em contato com o vinagre. 5. Assista ao balão inflar!

For more information, please click the button below.

Explicação científica

Quando o bicarbonato de sódio é adicionado ao vinagre, ocorre uma reação química que produz gás carbônico. Neste experimento, o gás carbônico é produzido dentro da garrafa de plástico e é forçado a entrar no balão, fazendo-o inflar.

Experimento 3: Foguete de bicarbonato e vinagre

Este experimento cria um pequeno foguete impulsionado pelo gás carbônico produzido pela reação entre bicarbonato de sódio e vinagre. Para realizá-lo, precisamos dos seguintes materiais: – Bicarbonato de sódio – Vinagre – Garrafa de plástico vazia (ou outro recipiente semelhante) – Rolha de borracha ou tampa de garrafa com um furo no centro – Tubo de plástico (pode ser um canudo)

Como fazer

1. Encha a garrafa com cerca de um terço de vinagre. 2. Coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio dentro do tubo de plástico. 3. Coloque o tubo de plástico na garrafa, certificando-se de que o bicarbonato de sódio não caia dentro da garrafa. 4. Insira a rolha de borracha ou tampa de garrafa no gargalo da garrafa, certificando-se de que o tubo de plástico passe pelo furo no centro. 5. Vire a garrafa de cabeça para baixo, de modo que o bicarbonato de sódio caia dentro da garrafa. 6. Assista ao foguete decolar!

Explicação científica

Quando o bicarbonato de sódio é adicionado ao vinagre, ocorre uma reação química que produz gás carbônico. Neste experimento, o gás carbônico é produzido dentro da garrafa e é forçado a sair pelo tubo de plástico, criando uma força que impulsiona a garrafa para cima, como se fosse um foguete decolando.

Conclusão

Os experimentos com bicarbonato e vinagre são uma maneira divertida e educativa de aprender sobre química e física. Além dos experimentos mencionados acima, existem muitos outros que podemos fazer com esses ingredientes, como criar uma fonte de refrigerante caseira ou fazer um relógio de bicarbonato. O importante é lembrar que esses experimentos envolvem produtos químicos, portanto, é importante seguir as instruções com cuidado e tomar medidas de segurança adequadas.

FAQs

1. Qual é a diferença entre bicarbonato de sódio e fermento em pó?

O bicarbonato de sódio é um composto químico que é usado em muitas receitas de cozinha, como um agente de fermentação para ajudar a massa a crescer. O fermento em pó, por outro lado, é uma mistura de bicarbonato de sódio, ácido tartárico e amido de milho. O ácido tartárico ativa o bicarbonato de sódio quando é adicionado à massa, produzindo gás carbônico e fazendo com que a massa cresça.

2. É seguro misturar bicarbonato de sódio e vinagre?

Sim, é seguro misturar bicarbonato de sódio e vinagre. A reação química que ocorre entre esses dois ingredientes produz gás carbônico e água, que não são prejudiciais à saúde. No entanto, é importante lembrar que esses experimentos envolvem produtos químicos, portanto, é importante seguir as instruções com cuidado e tomar medidas de segurança adequadas.

3. Posso fazer esses experimentos com outras combinações de ácidos e bases?

Sim, esses experimentos podem ser replicados usando outras combinações de ácidos e bases. No entanto, é importante escolher ácidos e bases que sejam seguros para manusear e que não sejam muito fortes, pois podem ser perigosos ou causar danos aos materiais usados.

Related video of experimentos com bicarbonato e vinagre

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait