Experimento Do Orégano E Detergente

Reza February 15, 2023
Experiência de química dedos mágicos (orégano e detergente) YouTube

Introdução

O experimento do orégano e detergente é uma atividade científica simples e divertida que pode ser realizada em casa ou em sala de aula. O objetivo é demonstrar a tensão superficial da água e como ela pode ser quebrada com a adição de um agente de limpeza, como o detergente.

Materiais necessários

Para realizar o experimento do orégano e detergente, são necessários os seguintes materiais:

  • Um recipiente transparente (copo, vidro, bacia)
  • Água
  • Orégano (ou outra erva seca)
  • Detergente líquido
  • Colher ou palito para mexer

Procedimento

O procedimento para realizar o experimento do orégano e detergente é simples:

  1. Encha o recipiente com água até a borda
  2. Polvilhe uma camada fina de orégano ou outra erva seca sobre a superfície da água
  3. Observe como as ervas ficam agrupadas na superfície da água devido à tensão superficial
  4. Adicione uma gota de detergente líquido na superfície da água, perto das ervas
  5. Observe como as ervas se espalham rapidamente pela água após a adição do detergente

Explicação

A água tem uma tensão superficial alta, o que significa que as moléculas de água se atraem e se mantêm juntas na superfície, formando uma camada fina que é difícil de quebrar. Isso é o que mantém as gotas de água redondas e permite que alguns insetos andem sobre a superfície da água sem afundar. No experimento do orégano e detergente, a tensão superficial da água é demonstrada pela camada de ervas que flutua na superfície. Quando o detergente é adicionado, ele se mistura com a água e quebra as ligações entre as moléculas de água, reduzindo a tensão superficial. Isso permite que as ervas se espalhem e se misturem na água.

Variações do experimento

Existem algumas variações do experimento do orégano e detergente que podem ser feitas para demonstrar diferentes conceitos científicos. Algumas ideias incluem:

  • Usar diferentes líquidos além da água, como óleo ou suco, para demonstrar como diferentes líquidos têm diferentes tensões superficiais
  • Usar diferentes ervas ou objetos para flutuar na superfície, como pimenta ou um clipe de papel, para demonstrar como diferentes objetos são afetados pela tensão superficial
  • Adicionar corante alimentar na água para demonstrar como o detergente afeta a difusão de moléculas na água

Conclusão

O experimento do orégano e detergente é uma atividade simples e educativa que pode ser realizada em casa ou em sala de aula. Ele demonstra como a tensão superficial da água pode ser quebrada com a adição de um agente de limpeza, como o detergente, e pode ser usado para ensinar conceitos científicos como moléculas, tensão superficial e difusão.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. O que é tensão superficial?

Tensão superficial é a força que mantém as moléculas de um líquido juntas na superfície, formando uma camada fina e resistente a rupturas.

2. Por que as ervas flutuam na superfície da água?

As ervas flutuam na superfície da água devido à tensão superficial. As moléculas de água se atraem e se mantêm juntas na superfície, formando uma camada fina que é difícil de quebrar. Isso faz com que as ervas fiquem agrupadas na superfície.

3. Por que o detergente quebra a tensão superficial da água?

O detergente quebra a tensão superficial da água ao se misturar com a água e reduzir as ligações entre as moléculas de água. Isso permite que as moléculas se espalhem mais facilmente e quebrem a camada de tensão superficial, permitindo que as ervas se espalhem pela água.

Related video of experimento do oregano e detergente

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait