Exercícios Notação Científica 9º Ano

Reza July 4, 2021
Exercícios de Notação Científica 9º ano

A notação científica é uma forma de escrever números muito grandes ou muito pequenos de maneira simplificada. Ela é muito utilizada em ciências como a física, a química e a biologia. No 9º ano do ensino fundamental, os alunos começam a aprender sobre essa notação e a realizar exercícios para fixar o conteúdo. Neste texto, vamos explicar em detalhes como funcionam os exercícios de notação científica no 9º ano.

O que é notação científica?

A notação científica é uma forma de representar números muito grandes ou muito pequenos de uma maneira mais simples. Ela é composta por dois elementos: a mantissa e o expoente. A mantissa é um número decimal que fica entre 1 e 10. Já o expoente indica quantas vezes a mantissa deve ser multiplicada por 10.

Por exemplo, o número 15.000.000 pode ser escrito em notação científica como 1,5 x 10^7. Já o número 0,00000008 pode ser escrito como 8 x 10^-8. Note que, na notação científica, o número sempre fica entre 1 e 10.

Exercícios de notação científica no 9º ano

No 9º ano do ensino fundamental, os exercícios de notação científica geralmente envolvem a conversão de números para a notação científica e vice-versa. Os alunos também podem ser avaliados quanto à capacidade de realizar operações matemáticas com números escritos em notação científica.

Exemplo 1

Converta o número 0,00000000087 para a notação científica.

Solução:

For more information, please click the button below.

Para escrever o número em notação científica, precisamos mover a vírgula para a direita até que a mantissa fique entre 1 e 10. No caso do número dado, precisamos mover a vírgula 10 casas para a direita. Isso significa que a mantissa será 8,7. O número de vezes que a vírgula foi movida para a direita será o expoente da notação científica, que será -10. Portanto, o número 0,00000000087 em notação científica é 8,7 x 10^-11.

Exemplo 2

Escreva o número 9,6 x 10^6 em forma decimal.

Solução:

Para escrever o número em forma decimal, precisamos multiplicar a mantissa pelo número indicado pelo expoente. No caso do número dado, a mantissa é 9,6 e o expoente é 6. Isso significa que precisamos multiplicar 9,6 por 10^6, que é igual a 1.000.000. Fazendo essa multiplicação, encontramos que 9,6 x 10^6 é igual a 9.600.000.

Dicas para resolver exercícios de notação científica

Para resolver exercícios de notação científica no 9º ano, é importante ter em mente algumas dicas:

  • Identifique qual é a mantissa e qual é o expoente do número dado;
  • Mova a vírgula para a direita ou para a esquerda até que a mantissa fique entre 1 e 10;
  • Lembre-se de que, ao mover a vírgula para a direita, o expoente será negativo, e ao mover a vírgula para a esquerda, o expoente será positivo;
  • Para multiplicar ou dividir números escritos em notação científica, multiplique ou divida as mantissas e some ou subtraia os expoentes.

Conclusão

Os exercícios de notação científica no 9º ano são importantes para que os alunos aprendam a representar números muito grandes ou muito pequenos de forma mais simples. Eles também ajudam a desenvolver a capacidade de realizar operações matemáticas com números escritos em notação científica. É importante que os alunos pratiquem bastante e sigam as dicas apresentadas neste texto para obterem sucesso nos exercícios.

FAQs

1. Todos os números podem ser escritos em notação científica?

Sim, todos os números podem ser escritos em notação científica. No entanto, nem sempre é necessário escrevê-los dessa forma. A notação científica é mais útil para representar números muito grandes ou muito pequenos.

2. O que é mantissa?

Mantissa é o número decimal que fica entre 1 e 10 na notação científica. Ela representa a parte significativa do número.

3. Como fazer operações com números escritos em notação científica?

Para realizar operações com números escritos em notação científica, basta multiplicar ou dividir as mantissas e somar ou subtrair os expoentes. Por exemplo, para multiplicar 2,5 x 10^3 por 3 x 10^4, basta multiplicar 2,5 por 3 para obter a mantissa (7,5) e somar os expoentes (3 + 4 = 7). O resultado será 7,5 x 10^7.

Related video of exercícios notação científica 9º ano

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait