Exercícios Intensidade Da Corrente Elétrica

Reza September 11, 2021
Exercícios intensidade da corrente elétrica

A intensidade da corrente elétrica é uma grandeza física que mede a quantidade de carga elétrica que passa por um determinado ponto em um condutor em um intervalo de tempo. A unidade de medida da intensidade da corrente elétrica é o ampere (A). Para entender melhor como funciona a intensidade da corrente elétrica, é preciso realizar exercícios práticos.

Exercício 1

Considere um circuito elétrico simples, com uma bateria de 12V e um resistor de 4Ω. Calcule a intensidade da corrente elétrica que passa por esse circuito.

Solução:

Para calcular a intensidade da corrente elétrica, é preciso utilizar a Lei de Ohm, que afirma que a corrente elétrica é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência:

I = V/R

Substituindo os valores do exercício na fórmula, temos:

I = 12/4

For more information, please click the button below.

I = 3A

Portanto, a intensidade da corrente elétrica que passa pelo circuito é de 3A.

Exercício 2

Considere agora um circuito elétrico com duas baterias de 6V e dois resistores de 3Ω ligados em série. Calcule a intensidade da corrente elétrica que passa por esse circuito.

Solução:

Para calcular a intensidade da corrente elétrica, é preciso utilizar a mesma fórmula da Lei de Ohm:

I = V/R

Porém, como os resistores estão ligados em série, a resistência total do circuito é a soma das resistências individuais:

R = R1 + R2

R = 3 + 3

R = 6Ω

Substituindo os valores na fórmula da Lei de Ohm, temos:

I = 6/6

I = 1A

Portanto, a intensidade da corrente elétrica que passa pelo circuito é de 1A.

Exercício 3

Agora considere um circuito elétrico com uma bateria de 12V e dois resistores de 4Ω ligados em paralelo. Calcule a intensidade da corrente elétrica que passa por esse circuito.

Solução:

Para calcular a intensidade da corrente elétrica, é preciso levar em consideração que os resistores estão ligados em paralelo, o que significa que a tensão é a mesma em ambos os resistores:

V1 = V2 = V

Para calcular a resistência equivalente do circuito, é preciso utilizar a seguinte fórmula:

R = (R1 x R2)/(R1 + R2)

R = (4 x 4)/(4 + 4)

R = 2Ω

Com a resistência equivalente e a tensão, é possível calcular a intensidade da corrente elétrica utilizando a Lei de Ohm:

I = V/R

I = 12/2

I = 6A

Portanto, a intensidade da corrente elétrica que passa pelo circuito é de 6A.

Exercício 4

Considere agora um circuito elétrico com uma bateria de 9V e três resistores de 3Ω cada um, ligados em série. Calcule a intensidade da corrente elétrica que passa por esse circuito.

Solução:

Para calcular a intensidade da corrente elétrica, é preciso somar as resistências dos três resistores, já que eles estão ligados em série:

R = R1 + R2 + R3

R = 3 + 3 + 3

R = 9Ω

Com a resistência total do circuito, é possível calcular a intensidade da corrente elétrica utilizando a Lei de Ohm:

I = V/R

I = 9/9

I = 1A

Portanto, a intensidade da corrente elétrica que passa pelo circuito é de 1A.

Exercício 5

Agora considere um circuito elétrico com uma bateria de 12V e dois resistores de 6Ω ligados em série e em paralelo com outro resistor de 2Ω. Calcule a intensidade da corrente elétrica que passa por esse circuito.

Solução:

Para calcular a intensidade da corrente elétrica, é preciso calcular a resistência equivalente do circuito, levando em consideração a ligação em série e em paralelo dos resistores. Primeiramente, é preciso calcular a resistência equivalente dos resistores de 6Ω que estão em série:

R1 = R2 = 6Ω

R = R1 + R2

R = 6 + 6

R = 12Ω

Em seguida, é preciso calcular a resistência equivalente dos resistores de 6Ω em paralelo com o resistor de 2Ω:

R2 = 6Ω

R3 = 2Ω

R = (R2 x R3)/(R2 + R3)

R = (6 x 2)/(6 + 2)

R = 1,5Ω

Com a resistência equivalente total do circuito, é possível calcular a intensidade da corrente elétrica utilizando a Lei de Ohm:

I = V/R

I = 12/13,5

I = 0,89A

Portanto, a intensidade da corrente elétrica que passa pelo circuito é de 0,89A.

Conclusão

A intensidade da corrente elétrica é uma grandeza física muito importante para o estudo da eletricidade e pode ser facilmente calculada utilizando a Lei de Ohm. Os exercícios apresentados acima ajudam a entender melhor como realizar esses cálculos na prática e podem ser úteis para quem está estudando esse assunto.

FAQs

1. O que é a intensidade da corrente elétrica?

A intensidade da corrente elétrica é uma grandeza física que mede a quantidade de carga elétrica que passa por um determinado ponto em um condutor em um intervalo de tempo. Sua unidade de medida é o ampere (A).

2. Como calcular a intensidade da corrente elétrica?

Para calcular a intensidade da corrente elétrica, é preciso utilizar a Lei de Ohm, que afirma que a corrente elétrica é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. A fórmula para calcular a intensidade da corrente elétrica é I = V/R.

3. Como realizar cálculos de corrente elétrica em circuitos com resistores em série e em paralelo?

Para realizar cálculos de corrente elétrica em circuitos com resistores em série e em paralelo, é preciso calcular a resistência equivalente do circuito e utilizar a Lei de Ohm para calcular a intensidade da corrente elétrica. Para calcular a resistência equivalente em circuitos em série, basta somar as resistências dos resistores. Já em circuitos em paralelo, é preciso utilizar a fórmula R = (R1 x R2)/(R1 + R2).

Related video of exercícios intensidade da corrente elétrica

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait