Exercícios Com Seno, Cosseno E Tangente

Reza September 5, 2021
901 Seno, Cosseno e Tangente > aMath

Os exercícios com seno, cosseno e tangente são muito comuns em matemática e física, especialmente quando se trata de cálculo de ângulos e distâncias em figuras geométricas. Essas funções trigonométricas são responsáveis por calcular diferentes valores em um triângulo retângulo, com base nos comprimentos de seus lados e ângulos.

Seno, cosseno e tangente

Antes de começar a falar sobre os exercícios, é importante entender o que são o seno, cosseno e tangente. Essas são funções trigonométricas que se relacionam com os ângulos e lados de um triângulo retângulo. Vejamos o significado de cada uma delas:

  • Seno: é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa do triângulo.
  • Cosseno: é a razão entre o cateto adjacente e a hipotenusa do triângulo.
  • Tangente: é a razão entre o cateto oposto e o cateto adjacente do triângulo.

Essas funções são representadas pelas letras sin, cos e tg, respectivamente.

Exercícios com seno, cosseno e tangente

Os exercícios com seno, cosseno e tangente podem envolver diferentes tipos de cálculos, dependendo do que é pedido. Alguns exemplos são:

  • Calcular um ângulo desconhecido de um triângulo, sabendo os comprimentos dos seus lados.
  • Calcular o comprimento de um lado desconhecido de um triângulo, sabendo os comprimentos dos outros dois lados.
  • Resolver um problema que envolve uma figura geométrica em que é necessário utilizar as funções trigonométricas para encontrar um valor desconhecido.

Para resolver esses exercícios, é necessário conhecer as fórmulas que relacionam as funções trigonométricas com os ângulos e lados do triângulo retângulo. Algumas dessas fórmulas são:

  • seno = cateto oposto / hipotenusa
  • cosseno = cateto adjacente / hipotenusa
  • tangente = cateto oposto / cateto adjacente
  • hipotenusa = √(cateto oposto² + cateto adjacente²)
  • cateto oposto = hipotenusa x seno
  • cateto adjacente = hipotenusa x cosseno
  • cateto oposto = cateto adjacente x tangente

Com essas fórmulas em mente, é possível resolver diferentes tipos de exercícios com seno, cosseno e tangente. Vejamos alguns exemplos:

For more information, please click the button below.

Exemplo 1

Calcule o valor do ângulo x no triângulo abaixo:

Triângulo retângulo

Para resolver esse exercício, é necessário utilizar a função trigonométrica do seno, já que temos o valor do cateto oposto e da hipotenusa. A fórmula que relaciona esses dois valores com o seno é:

sen(x) = cateto oposto / hipotenusa

Substituindo os valores que temos:

sen(x) = 6 / 10

sen(x) = 0,6

Para descobrir o valor do ângulo x, é preciso usar a função inversa do seno (sin⁻¹) ou utilizar uma tabela trigonométrica. Nesse caso, teríamos:

x = sin⁻¹(0,6)

x ≅ 36,9°

Portanto, o valor do ângulo x é de aproximadamente 36,9 graus.

Exemplo 2

Calcule o valor do cateto adjacente no triângulo abaixo:

Triângulo retângulo

Nesse caso, é necessário utilizar a função trigonométrica do cosseno, já que temos o valor do cateto adjacente e da hipotenusa. A fórmula que relaciona esses dois valores com o cosseno é:

cos(x) = cateto adjacente / hipotenusa

Substituindo os valores que temos:

cos(x) = 6 / 10

cos(x) = 0,6

Para descobrir o valor do cateto adjacente, é preciso isolar a variável na fórmula, multiplicando ambos os lados por hipotenusa:

cateto adjacente = hipotenusa x cos(x)

Substituindo os valores que temos:

cateto adjacente = 10 x 0,6

cateto adjacente = 6

Portanto, o valor do cateto adjacente é de 6 unidades.

Conclusão

Os exercícios com seno, cosseno e tangente são muito importantes em matemática e física, já que permitem calcular diferentes valores em um triângulo retângulo, com base nos comprimentos de seus lados e ângulos. Para resolver esses exercícios, é necessário conhecer as fórmulas que relacionam as funções trigonométricas com os ângulos e lados do triângulo, além de saber utilizar as funções inversas do seno, cosseno e tangente.

FAQs

1. Qual é a diferença entre seno, cosseno e tangente?

O seno, cosseno e tangente são funções trigonométricas que se relacionam com os ângulos e lados de um triângulo retângulo. O seno é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa, o cosseno é a razão entre o cateto adjacente e a hipotenusa, e a tangente é a razão entre o cateto oposto e o cateto adjacente.

2. Como posso saber qual função trigonométrica utilizar em um exercício?

Para saber qual função trigonométrica utilizar em um exercício, é preciso analisar quais valores são conhecidos e quais são desconhecidos no triângulo retângulo. Se você conhece o valor do cateto oposto e da hipotenusa, por exemplo, deve utilizar a função trigonométrica do seno. Se conhece o valor do cateto adjacente e da hipotenusa, deve utilizar a função trigonométrica do cosseno. Se conhece o valor do cateto oposto e do cateto adjacente, deve utilizar a função trigonométrica da tangente.

3. O que são as funções inversas do seno, cosseno e tangente?

As funções inversas do seno, cosseno e tangente são utilizadas para encontrar o valor de um ângulo em um triângulo retângulo, a partir do valor da função trigonométrica correspondente. Por exemplo, se você sabe que o seno de um ângulo é 0,5, pode utilizar a função inversa do seno (sin⁻¹) para encontrar o valor desse ângulo.

Related video of exercícios com seno cosseno e tangente

blank

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait