Exercícios Com Pronomes De Tratamento

Reza April 3, 2022
Atividade de Pronomes Pessoais de Tratamento para 4º Ano do Fundamental

Os pronomes de tratamento são utilizados para indicar respeito e hierarquia em uma conversa, sendo bastante comuns em situações formais, como em cartas, e-mails e discursos. É importante saber como utilizá-los corretamente e, para isso, existem exercícios específicos que podem ajudar a fixar o conteúdo. Neste artigo, vamos abordar alguns exercícios com pronomes de tratamento para que você possa praticar e se sentir mais seguro ao usá-los.

Exercício 1: Identificando os pronomes de tratamento

O primeiro exercício consiste em identificar os pronomes de tratamento presentes em um texto. Para isso, é importante conhecer os principais pronomes de tratamento utilizados em português. São eles:

  • Vossa Excelência (V. Exa.): utilizado para se referir a autoridades, como juízes, ministros, governadores, prefeitos, entre outros.
  • Vossa Senhoria (V. S.ª): utilizado para se referir a autoridades de menor hierarquia, como diretores, gerentes, chefes de departamento, entre outros.
  • Vossa Majestade (V. M.): utilizado para se referir a reis, rainhas e imperadores.
  • Vossa Alteza (V. A.): utilizado para se referir a príncipes, princesas e duques.
  • Vossa Eminência (V. Em.ª): utilizado para se referir a cardeais e arcebispos.
  • Vossa Santidade (V. Sa.): utilizado para se referir ao Papa.
  • Vossa Reverendíssima (V. Rev.ma): utilizado para se referir a padres, pastores e outros líderes religiosos.
  • Vossa Excelência Reverendíssima (V. Exa. Rev.ma): utilizado para se referir a bispos.
  • Vossa Magnificência (V. Mag.): utilizado para se referir a reitores de universidades.
  • Vossa Ilustríssima (V. Il.ma): utilizado para se referir a pessoas com títulos honoríficos, como doutores, desembargadores, entre outros.

Com base nesses pronomes, o exercício consiste em ler um texto e identificar quais pronomes de tratamento são utilizados. Por exemplo:

“Excelentíssimo senhor governador, Vossa Excelência tem trabalhado incansavelmente para melhorar a qualidade de vida da população. Em nome de todos os cidadãos deste estado, agradeço por seu empenho e dedicação.”

Nesse caso, o pronome de tratamento utilizado é “Vossa Excelência”, que se refere ao governador.

Exercício 2: Utilizando os pronomes de tratamento corretamente

O segundo exercício consiste em utilizar os pronomes de tratamento corretamente em uma conversa ou texto. Para isso, é importante conhecer a hierarquia de cargos e funções dentro de uma empresa ou instituição. Por exemplo:

For more information, please click the button below.
  • Diretor geral: Vossa Senhoria
  • Diretor: Vossa Senhoria
  • Gerente: Vossa Senhoria
  • Coordenador: Vossa Senhoria
  • Supervisor: Vossa Senhoria
  • Funcionário: Sr. ou Sra.

Com base nessa hierarquia, o exercício consiste em escrever uma carta ou e-mail utilizando os pronomes de tratamento corretos para cada cargo ou função. Por exemplo:

“Prezado(a) Sr.(a),

Vimos por meio desta comunicar que, a partir do próximo mês, haverá uma reestruturação do departamento de vendas. Diante disso, solicitamos a colaboração de Vossa Senhoria para que possamos realizar as mudanças necessárias e alcançar nossos objetivos.

Agradecemos desde já a atenção dispensada.

Atenciosamente,

[Seu nome]”

Exercício 3: Completando frases com os pronomes de tratamento corretos

O terceiro exercício consiste em completar frases com os pronomes de tratamento corretos. Para isso, é importante conhecer as regras de uso dos pronomes de tratamento em diferentes situações. Por exemplo:

  • Vossa Excelência é a autoridade máxima nesta instituição.
  • Vossa Magnificência presidirá a cerimônia de formatura.
  • Solicitamos a Vossa Senhoria que nos envie o relatório o mais breve possível.
  • Peço a Vossa Reverendíssima que abençoe esta união.

Nesse exercício, é preciso completar as frases com o pronome de tratamento correto de acordo com a situação apresentada. Por exemplo:

“[…] cumprimento a Vossa Senhoria pela importante contribuição que tem dado ao desenvolvimento da empresa.”

A resposta correta seria “Vossa Senhoria”, já que se trata de um elogio a uma autoridade de menor hierarquia.

Conclusão

Os exercícios com pronomes de tratamento são fundamentais para quem deseja se comunicar de forma clara e respeitosa em situações formais. É importante conhecer os pronomes de tratamento utilizados em português, assim como as regras de uso em diferentes situações. Com a prática, é possível se sentir mais seguro e confiante ao se comunicar em situações formais.

FAQs

1. Quais são os principais pronomes de tratamento utilizados em português?

Os principais pronomes de tratamento utilizados em português são: Vossa Excelência, Vossa Senhoria, Vossa Majestade, Vossa Alteza, Vossa Eminência, Vossa Santidade, Vossa Reverendíssima, Vossa Excelência Reverendíssima, Vossa Magnificência e Vossa Ilustríssima.

2. Como utilizar os pronomes de tratamento corretamente?

Para utilizar os pronomes de tratamento corretamente, é importante conhecer a hierarquia de cargos e funções dentro de uma empresa ou instituição, assim como as regras de uso em diferentes situações. Com a prática, é possível se sentir mais seguro e confiante ao se comunicar em situações formais.

3. Por que é importante utilizar os pronomes de tratamento corretamente?

Os pronomes de tratamento são utilizados para indicar respeito e hierarquia em uma conversa, sendo bastante comuns em situações formais, como em cartas, e-mails e discursos. Utilizar os pronomes de tratamento corretamente é importante para se comunicar de forma clara e respeitosa em situações formais.

Related video of exercícios com pronomes de tratamento

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait