Estaremos Abertos Ou Estaremos Aberto

Reza May 26, 2021
KEEP CALM ESTAREMOS ABERTOS NO SÁBADO DAS 10H ATÉ 19HRS Poster laura

Introdução

Ao falar sobre a abertura de um estabelecimento, é comum surgir dúvidas em relação ao uso correto da língua portuguesa. Uma das dúvidas mais frequentes é em relação ao uso do verbo estar no futuro do presente do indicativo, como por exemplo: “estaremos abertos ou estaremos aberto?”. Neste artigo, vamos esclarecer essa dúvida e explicar quando usar “estaremos abertos” ou “estaremos aberto”.

Estaremos abertos

“Estaremos abertos” é a forma correta de se referir à abertura de um estabelecimento no futuro do presente do indicativo. Isso porque o verbo estar concorda em número e pessoa com o sujeito da frase. Por exemplo: – Nós estaremos abertos até as 22h. – Eles estarão abertos durante o feriado. – Vocês estarão abertos no próximo domingo. Nesses casos, o sujeito é plural (nós, eles, vocês), por isso o verbo estar deve concordar com o plural e assumir a forma “estaremos”.

Estaremos aberto

“Estaremos aberto” é uma forma incorreta de se referir à abertura de um estabelecimento no futuro do presente do indicativo. Isso porque o verbo estar não concorda em gênero com o sujeito da frase, mas sim em número e pessoa. Por exemplo: – Eu estarei aberto até as 20h. – Ele estará aberto durante a semana. – Ela estará aberta no próximo sábado. Nesses casos, o sujeito é singular (eu, ele, ela), por isso o verbo estar deve concordar com o singular e assumir a forma “estarei”, “estará” ou “estará”.

Conclusão

Ao se referir à abertura de um estabelecimento no futuro do presente do indicativo, é importante lembrar que o verbo estar deve concordar em número e pessoa com o sujeito da frase. Portanto, a forma correta é “estaremos abertos” para sujeitos no plural e “estarei aberto”, “estará aberto” ou “estará aberta” para sujeitos no singular.

FAQs

1. Posso usar “estaremos aberto” em alguma situação?

Não, “estaremos aberto” é uma forma incorreta de se referir à abertura de um estabelecimento no futuro do presente do indicativo. O verbo estar deve concordar em número e pessoa com o sujeito da frase.

2. E se o sujeito da frase for uma empresa?

Se o sujeito da frase for uma empresa, deve-se usar a forma “estaremos abertos”, já que a empresa é um sujeito plural.

For more information, please click the button below.

3. O que é o futuro do presente do indicativo?

O futuro do presente do indicativo é um tempo verbal que indica uma ação que vai acontecer no futuro a partir do momento em que se fala. É formado pelo verbo no infinitivo acrescido das terminações -ei, -ás, -á, -emos, -eis, -ão. Exemplos: eu falarei, tu falarás, ele falará, nós falaremos, vós falareis, eles falarão.

Related video of estaremos abertos ou estaremos aberto

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait