Espinheiro Cheiroso: O Que É E Para Que Serve?

Reza May 5, 2022
Chá de Espinho Cheiroso Para que Serve, Para Infecção Urinária e Receitas!

O espinheiro cheiroso, também conhecido como espinheiro-alvar ou espinheiro-branco, é uma planta medicinal originária da Europa, Ásia e América do Norte. Seu nome científico é Crataegus monogyna e ela é da família das Rosáceas.

Características do Espinheiro Cheiroso

O espinheiro cheiroso é uma árvore pequena que pode chegar a 8 metros de altura. Suas folhas são verdes, dentadas e pequenas. As flores são brancas e têm cinco pétalas. Os frutos são pequenas bagas vermelhas, que surgem no outono e persistem durante o inverno. A planta floresce entre maio e junho.

Propriedades Medicinais

O espinheiro cheiroso é utilizado na medicina popular para tratar diversas condições de saúde. As principais propriedades medicinais da planta são:

  • Cardiotônica;
  • Sedativa;
  • Vasodilatadora;
  • Hipotensora;
  • Anti-inflamatória;
  • Antioxidante;
  • Hipocolesterolemia.

Benefícios do Espinheiro Cheiroso

O espinheiro cheiroso pode ser utilizado para tratar diversas condições de saúde, tais como:

  • Problemas cardíacos: a planta é um excelente cardiotônico, o que significa que ela é capaz de fortalecer o coração e melhorar a circulação sanguínea. Por isso, o espinheiro cheiroso é utilizado no tratamento de insuficiência cardíaca, angina e arritmias cardíacas;
  • Ansiedade e insônia: o espinheiro cheiroso tem propriedades sedativas, que ajudam a acalmar o sistema nervoso e melhorar a qualidade do sono. Por isso, ele é utilizado para tratar ansiedade, estresse, nervosismo e insônia;
  • Pressão alta: a planta tem propriedades vasodilatadoras e hipotensoras, que ajudam a reduzir a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea. Por isso, o espinheiro cheiroso é utilizado para tratar hipertensão arterial;
  • Problemas digestivos: o espinheiro cheiroso tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a reduzir a inflamação no trato digestivo e melhorar a digestão. Por isso, ele é utilizado para tratar gastrite, úlcera gástrica, diarreia e constipação;
  • Hipercolesterolemia: o espinheiro cheiroso tem propriedades hipocolesterolemiantes, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Por isso, ele é utilizado para tratar hipercolesterolemia e prevenir doenças cardiovasculares.

Como Utilizar o Espinheiro Cheiroso?

O espinheiro cheiroso pode ser utilizado de diversas formas, tais como:

  • Chá: ferver uma xícara de água e adicionar uma colher de chá de folhas secas de espinheiro cheiroso. Abafar por 10 minutos e coar. Tomar de 2 a 3 xícaras por dia;
  • Cápsulas: tomar de 300 a 500 mg de extrato de espinheiro cheiroso, três vezes ao dia;
  • Tintura: tomar de 2 a 4 ml de tintura de espinheiro cheiroso, três vezes ao dia;
  • Extrato seco: tomar de 300 a 500 mg de extrato seco de espinheiro cheiroso, três vezes ao dia.

Contraindicações do Espinheiro Cheiroso

O espinheiro cheiroso é uma planta segura e bem tolerada pela maioria das pessoas. No entanto, ele pode causar alguns efeitos colaterais em doses muito altas, tais como: dor de cabeça, tontura, náusea, vômito e palpitações cardíacas.

For more information, please click the button below.

Além disso, o espinheiro cheiroso pode interagir com alguns medicamentos, tais como: digoxina, betabloqueadores, diuréticos e vasodilatadores. Por isso, é importante consultar um médico antes de utilizar o espinheiro cheiroso em conjunto com outros medicamentos.

Conclusão

O espinheiro cheiroso é uma planta medicinal com diversas propriedades terapêuticas. Ela é utilizada para tratar problemas cardíacos, ansiedade, pressão alta, problemas digestivos e hipercolesterolemia. O espinheiro cheiroso pode ser utilizado de diversas formas, tais como chá, cápsulas, tintura e extrato seco. No entanto, é importante consultar um médico antes de utilizá-lo em conjunto com outros medicamentos.

FAQs

1- O espinheiro cheiroso pode ser utilizado em crianças?

Não há evidências científicas que comprovem a segurança e eficácia do espinheiro cheiroso em crianças. Por isso, é importante evitar o uso da planta em crianças sem a orientação de um médico.

2- O espinheiro cheiroso pode ser utilizado durante a gravidez?

Não há evidências científicas que comprovem a segurança e eficácia do espinheiro cheiroso durante a gravidez. Por isso, é importante evitar o uso da planta durante a gravidez ou amamentação sem a orientação de um médico.

3- O espinheiro cheiroso pode causar alergias?

O espinheiro cheiroso pode causar alergias em pessoas sensíveis às plantas da família Rosáceas. Os sintomas mais comuns de alergia são: erupções cutâneas, coceira, inchaço e dificuldade para respirar. Caso apresente algum desses sintomas após o uso do espinheiro cheiroso, interrompa o uso imediatamente e procure um médico.

Related video of espinho cheiroso para que serve

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait