Escrevi Uma Palavra Errada Na Redação Do Enem

Reza November 23, 2021
'Queria testar a correção do Enem', diz jovem que pôs receita na

Escrever uma palavra errada na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode ser motivo de preocupação para muitos estudantes, principalmente porque a redação é uma das partes mais importantes da prova, valendo até 1000 pontos. No entanto, é importante lembrar que um único erro não é o suficiente para zerar a nota da redação, desde que o texto como um todo esteja dentro dos critérios estabelecidos pelo ENEM.

Como funciona a correção da redação do ENEM?

A redação do ENEM é avaliada por dois corretores independentes, que atribuem notas de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências avaliadas. Caso haja discrepância de mais de 100 pontos entre as notas atribuídas pelos dois corretores, a redação é encaminhada para um terceiro corretor, que dará a nota final.

As cinco competências avaliadas na redação do ENEM são:

  1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita;
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Qual é o impacto de um erro na nota final da redação?

Um erro isolado na escrita de uma palavra não é suficiente para zerar a nota da redação, desde que o texto como um todo esteja dentro dos critérios estabelecidos pelo ENEM. No entanto, é importante lembrar que a correção da redação leva em consideração a adequação da linguagem ao tema proposto, a coesão e a coerência do texto, além da capacidade de argumentação e de proposição de soluções para o problema abordado. Portanto, um erro de escrita pode prejudicar a compreensão da mensagem que o estudante quer transmitir e, consequentemente, afetar sua nota final.

Além disso, é importante lembrar que a redação do ENEM é apenas uma das partes da prova, que também inclui questões objetivas de diversas áreas do conhecimento. A nota final do ENEM é calculada de acordo com uma fórmula que leva em consideração o desempenho do estudante em cada uma das provas, com pesos diferentes para cada área do conhecimento.

O que fazer em caso de erro na redação do ENEM?

Se o estudante perceber que cometeu um erro na escrita de uma palavra ou em qualquer outro aspecto da redação do ENEM, é importante não entrar em pânico. O primeiro passo é manter a calma e continuar escrevendo o texto, focando em desenvolver uma boa argumentação e propor soluções para o problema abordado.

For more information, please click the button below.

Após finalizar a redação, é recomendado reservar alguns minutos para revisar o texto, identificando possíveis erros e fazendo as correções necessárias. É importante lembrar que a correção da redação leva em consideração não apenas a gramática, mas também a adequação da linguagem ao tema proposto, a coesão e a coerência do texto, além da capacidade de argumentação e de proposição de soluções para o problema abordado.

Se o estudante perceber que cometeu um erro após entregar a prova, não há muito o que fazer. A redação será avaliada de acordo com os critérios estabelecidos pelo ENEM e o resultado final será divulgado posteriormente.

Conclusão

Escrever uma palavra errada na redação do ENEM não é motivo para desespero. Um único erro isolado não é suficiente para zerar a nota da redação, desde que o texto como um todo esteja dentro dos critérios estabelecidos pelo ENEM. No entanto, é importante lembrar que a redação é apenas uma das partes da prova e que a nota final do ENEM é calculada de acordo com uma fórmula que leva em consideração o desempenho do estudante em todas as áreas do conhecimento. Por isso, é fundamental manter a calma, focar na argumentação e propor soluções para o problema abordado.

FAQs

1. Quantos pontos posso perder por causa de um erro de escrita na redação do ENEM?

Um erro isolado na escrita de uma palavra não é suficiente para zerar a nota da redação, desde que o texto como um todo esteja dentro dos critérios estabelecidos pelo ENEM. No entanto, é importante lembrar que a correção da redação leva em consideração a adequação da linguagem ao tema proposto, a coesão e a coerência do texto, além da capacidade de argumentação e de proposição de soluções para o problema abordado. Portanto, um erro de escrita pode prejudicar a compreensão da mensagem que o estudante quer transmitir e, consequentemente, afetar sua nota final.

2. Posso pedir revisão da minha redação se perceber um erro após a entrega da prova?

Não é possível pedir revisão da redação do ENEM após a entrega da prova. A redação será avaliada de acordo com os critérios estabelecidos pelo ENEM e o resultado final será divulgado posteriormente.

3. O que é mais importante na redação do ENEM: a gramática ou a argumentação?

Na redação do ENEM, tanto a gramática quanto a argumentação são importantes. A correção da redação leva em consideração não apenas a gramática, mas também a adequação da linguagem ao tema proposto, a coesão e a coerência do texto, além da capacidade de argumentação e de proposição de soluções para o problema abordado.

Related video of escrevi uma palavra errada na redação do enem

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait