Escreva Em Forma De Fração

Reza July 8, 2021
Para cada figura abaixo escreva uma fração que represente a parte

Escrever em forma de fração significa representar um número ou uma quantidade como uma razão entre dois números inteiros. Essa forma de expressão é muito útil na matemática, pois permite comparar quantidades e realizar operações matemáticas com mais facilidade.

Representação de Frações

As frações são representadas por um número dividido por outro número, separados por uma barra horizontal. O número de cima é chamado de numerador e o número de baixo é chamado de denominador. Por exemplo:

1/2

– O número 1 é o numerador.

– O número 2 é o denominador.

As frações podem ser representadas de diversas formas, como números mistos, frações impróprias, frações equivalentes, entre outras. Confira alguns exemplos:

For more information, please click the button below.

Números Mistos

Os números mistos são representados por um número inteiro seguido por uma fração. Por exemplo:

3 1/2

– O número 3 é o inteiro.

– O número 1 é o numerador.

– O número 2 é o denominador.

Frações Impróprias

As frações impróprias são aquelas em que o numerador é maior do que o denominador. Por exemplo:

5/3

Para transformar uma fração imprópria em um número misto, basta dividir o numerador pelo denominador e escrever o resultado como inteiro e fração. Por exemplo:

5/3 = 1 2/3

Frações Equivalentes

As frações equivalentes são aquelas que representam a mesma quantidade, mas possuem numeradores e denominadores diferentes. Para encontrar frações equivalentes, basta multiplicar ou dividir o numerador e o denominador por um mesmo número. Por exemplo:

2/4 = 1/2

– As frações 2/4 e 1/2 são equivalentes, pois representam a mesma quantidade.

– Para obter a fração equivalente a 2/4, basta dividir o numerador e o denominador por 2.

Operações com Frações

As frações podem ser somadas, subtraídas, multiplicadas e divididas entre si. Para realizar essas operações, é necessário encontrar frações equivalentes com o mesmo denominador. Confira alguns exemplos:

Soma e Subtração de Frações

Para somar ou subtrair frações com o mesmo denominador, basta somar ou subtrair os numeradores e manter o denominador. Por exemplo:

1/4 + 3/4 = 4/4 = 1

2/5 – 1/5 = 1/5

Para somar ou subtrair frações com denominadores diferentes, é necessário encontrar frações equivalentes com o mesmo denominador. Para isso, é possível utilizar o mínimo múltiplo comum (MMC). Por exemplo:

1/3 + 2/5 = 5/15 + 6/15 = 11/15

3/4 – 1/2 = 6/8 – 4/8 = 2/8 = 1/4

Multiplicação e Divisão de Frações

Para multiplicar ou dividir frações, basta multiplicar ou dividir os numeradores e os denominadores. Por exemplo:

2/3 x 3/4 = 6/12 = 1/2

4/5 ÷ 2/3 = 4/5 x 3/2 = 12/10 = 6/5

Conclusão

A escrita em forma de fração é uma forma muito útil de representar quantidades e realizar operações matemáticas. É importante entender como as frações são representadas e como realizar as operações básicas com elas. Com esse conhecimento, é possível resolver diversos problemas matemáticos e lidar com situações cotidianas que envolvem frações.

FAQs

1. Como saber se duas frações são equivalentes?

Para saber se duas frações são equivalentes, é necessário simplificá-las e compará-las. Para simplificar as frações, é preciso dividir o numerador e o denominador pelo mesmo número até que não seja mais possível simplificar. Depois de simplificadas, basta comparar os numeradores e os denominadores. Se eles forem iguais, as frações são equivalentes.

2. Como encontrar o mínimo múltiplo comum (MMC) de dois ou mais números?

Para encontrar o MMC de dois ou mais números, é necessário identificar todos os fatores primos de cada número e multiplicar cada fator pelo maior expoente encontrado. Por exemplo, para encontrar o MMC de 4 e 6, é necessário:

– Os fatores primos de 4 são 2 e 2.

– Os fatores primos de 6 são 2 e 3.

– Multiplicar cada fator pelo maior expoente: 2 x 2 x 3 = 12.

Portanto, o MMC de 4 e 6 é 12.

3. Como transformar uma fração em um número decimal?

Para transformar uma fração em um número decimal, é necessário dividir o numerador pelo denominador. Por exemplo:

3/4 = 0,75

Se o resultado da divisão for um número com dígitos decimais infinitos, é possível arredondar o número para uma quantidade desejada de casas decimais.

Related video of escreva em forma de fração

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait