Escolha A Alternativa Que Descreve Corretamente O Conceito De Gíria

Reza February 11, 2022
APRENDA INGLÊS DE UMA VEZ POR TODAS! ACESSE O SITE E DESCUBRA COMO em

A gíria é um conjunto de palavras e expressões informais utilizadas por determinado grupo social ou subcultura. São termos que não fazem parte do vocabulário formal ou padrão, muitas vezes utilizados para substituir palavras já existentes ou para dar um sentido próprio a uma determinada expressão.

Origem da gíria

A gíria surgiu no período medieval na Inglaterra, sendo utilizada pela população que não falava o latim, língua oficial da época. Com o passar do tempo, a gíria foi se consolidando em diferentes países e culturas, sendo utilizada principalmente por jovens e grupos marginais.

Características da gíria

As gírias possuem algumas características próprias, como:

  • Expressões informais e coloquiais;
  • Palavras e expressões utilizadas por determinado grupo social ou subcultura;
  • Termos que não fazem parte do vocabulário formal ou padrão;
  • Utilização de palavras já existentes com um novo significado ou sentido próprio;
  • Uso de abreviações, siglas e acrônimos.

Exemplos de gírias

Alguns exemplos de gírias utilizadas no Brasil são:

  • “Mano” – utilizado para se referir a um amigo ou colega;
  • “Tá ligado?” – utilizado para perguntar se a pessoa entendeu ou compreendeu algo;
  • “Dar PT” – utilizado para se referir a um veículo que quebrou ou parou de funcionar;
  • “Mina” – utilizado para se referir a uma mulher;
  • “Zuar” – utilizado para se referir a uma brincadeira ou piada.

Importância da gíria

A gíria é importante para a comunicação entre grupos sociais e subculturas, permitindo que seus membros se reconheçam e se identifiquem entre si. Além disso, a gíria é uma forma de expressão cultural, manifestando-se em diferentes áreas, como a música, o cinema, a literatura e a internet.

Diferença entre gíria e jargão

Apesar de serem termos utilizados para se referir a palavras e expressões específicas, a gíria e o jargão possuem diferenças importantes. Enquanto a gíria é utilizada por grupos sociais e subculturas, o jargão é utilizado por profissionais de determinada área ou setor.

For more information, please click the button below.

Por exemplo, na área de medicina, é comum o uso de termos técnicos e específicos que não são compreendidos por leigos. Esses termos são considerados jargões, e são utilizados para facilitar a comunicação entre profissionais da área.

Conclusão

A gíria é um conjunto de palavras e expressões informais utilizadas por determinado grupo social ou subcultura, permitindo a comunicação e a identificação entre seus membros. Apesar de ser considerada informal e coloquial, a gíria é importante para a expressão cultural e manifestação em diferentes áreas.

FAQs

1- As gírias podem ser utilizadas em ambientes formais?

Não é recomendado o uso de gírias em ambientes formais, como reuniões de trabalho, apresentações e eventos corporativos. O uso de gírias pode transmitir uma imagem de informalidade e falta de profissionalismo.

2- Todas as gírias são compreendidas em diferentes regiões do país?

Não necessariamente. Algumas gírias são mais utilizadas em determinadas regiões ou estados do país, e podem não ser compreendidas por pessoas de outras regiões.

3- O uso excessivo de gírias pode prejudicar a comunicação entre pessoas de diferentes grupos sociais?

Sim, o uso excessivo de gírias pode prejudicar a comunicação entre pessoas de diferentes grupos sociais, especialmente em situações em que a informalidade não é bem-vinda. É importante saber adequar a linguagem ao ambiente em que se está inserido.

Related video of escolha a alternativa que descreve corretamente o conceito de gíria.

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait