Escola Escritor José De Alencar

Reza January 12, 2023
EMIEEJA .ABERTURA DO ANO LETIVO NA ESCOLA ESCRITOR JOSÉ DE ALENCAR

A Escola Escritor José de Alencar é uma instituição de ensino localizada na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. Fundada em 1960, a escola é uma homenagem ao escritor cearense José de Alencar, um dos maiores representantes do romantismo literário no Brasil. O objetivo da escola é formar escritores e fomentar a cultura literária na região.

História

A escola foi criada em 1960, durante o governo de Parsifal Barroso, com o objetivo de formar escritores e disseminar a cultura literária no Ceará. A instituição foi batizada em homenagem ao escritor cearense José de Alencar, autor de clássicos da literatura brasileira como “Iracema” e “O Guarani”.

Ao longo dos anos, a escola passou por diversas transformações e adaptações para se adequar às demandas do mercado literário. Atualmente, oferece cursos de escrita criativa, oficinas literárias, palestras e workshops com escritores renomados. Além disso, a escola também promove concursos literários e publica antologias com os melhores textos produzidos pelos alunos.

Estrutura

A Escola Escritor José de Alencar conta com uma estrutura completa para atender seus alunos. As salas de aula são equipadas com lousas interativas e projetores multimídia, além de contar com acesso à internet de alta velocidade. A biblioteca da escola é uma das mais completas da região e conta com um acervo diversificado de livros, revistas e periódicos especializados em literatura.

Além disso, a escola possui uma editora própria, responsável pela publicação de livros e antologias com os textos produzidos pelos alunos. A editora também oferece serviços de revisão e edição de textos para escritores independentes.

Cursos

A Escola Escritor José de Alencar oferece uma ampla variedade de cursos para escritores iniciantes e experientes. Entre os cursos oferecidos pela escola, destacam-se:

For more information, please click the button below.

Curso de Escrita Criativa

O curso de Escrita Criativa é destinado a pessoas que desejam aprender as técnicas e os elementos básicos da escrita literária. Durante o curso, os alunos aprendem a desenvolver narrativas, criar personagens, construir diálogos e utilizar recursos estilísticos para tornar seus textos mais interessantes e envolventes.

Oficinas Literárias

As oficinas literárias são cursos de curta duração que abordam temas específicos da escrita literária. Entre os temas das oficinas, destacam-se: escrita de contos, poesia, roteiros para cinema e televisão, literatura infantil, entre outros.

Workshops com Escritores Convidados

A escola promove regularmente workshops com escritores convidados, que compartilham suas experiências e técnicas de escrita com os alunos. Os workshops são uma oportunidade única de aprender com grandes nomes da literatura brasileira e internacional.

Conclusão

A Escola Escritor José de Alencar é uma instituição de ensino importante para o desenvolvimento da cultura literária no Ceará. Com uma estrutura completa e uma variedade de cursos, a escola oferece aos alunos a oportunidade de aprender as técnicas e os elementos da escrita literária, além de promover concursos e publicar antologias com os melhores textos produzidos pelos alunos.

FAQs

1. Qual é o objetivo da Escola Escritor José de Alencar?

O objetivo da escola é formar escritores e fomentar a cultura literária na região.

2. Quais são os cursos oferecidos pela escola?

A escola oferece cursos de Escrita Criativa, Oficinas Literárias e Workshops com Escritores Convidados.

3. Como os alunos podem publicar seus textos?

A escola possui uma editora própria, responsável pela publicação de livros e antologias com os textos produzidos pelos alunos.

Related video of escola escritor josé de alencar

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait