Entre Mortos E Salvaram-Se Todos

Reza May 7, 2021
Entre mortos e feridos, salvaramse todos.

“Entre mortos e salvaram-se todos” é uma expressão popular utilizada para descrever uma situação em que, apesar de aparentemente trágica, todos os envolvidos conseguiram sair ilesos. Ela pode ser encontrada em diversos contextos, como em acidentes, desastres naturais e situações de risco em geral.

Origem da expressão

A origem da expressão não é clara, mas há algumas teorias a respeito. Uma delas remete à época das grandes navegações, quando os marinheiros enfrentavam diversos perigos durante as viagens. Quando uma embarcação conseguia sobreviver a uma tempestade ou a um naufrágio, era comum que alguém dissesse “entre mortos e salvados, todos se salvaram”. Com o tempo, a expressão foi sendo adaptada até se transformar em “entre mortos e salvaram-se todos”.

Outra teoria sugere que a expressão tenha surgido durante a Guerra do Paraguai, quando um batalhão brasileiro teria sofrido diversas baixas em um combate, mas mesmo assim conseguiu vencer a batalha. Alguém então teria dito “entre mortos e salvados, todos se salvaram”.

Significado da expressão

“Entre mortos e salvaram-se todos” significa que, apesar de uma situação ter sido muito perigosa ou trágica, todas as pessoas envolvidas conseguiram sair ilesas. É um alívio para quem passou pelo evento, mas também um sinal de que houve muita sorte ou intervenção divina para que o desfecho não fosse mais trágico.

A expressão também pode ser interpretada como uma forma de agradecimento ou de reconhecimento pelos esforços que foram feitos para evitar a tragédia. Ela destaca que, apesar de todas as dificuldades, as pessoas conseguiram superá-las e sair com vida.

Exemplos de uso

A expressão “entre mortos e salvaram-se todos” pode ser utilizada em diversas situações, como:

For more information, please click the button below.
  • Após um acidente de carro em que todos os passageiros saíram ilesos
  • Depois de um incêndio em um prédio em que todos os moradores foram resgatados
  • Após uma tempestade em alto mar em que a tripulação conseguiu salvar a embarcação
  • Depois de um atentado terrorista em que todas as vítimas sobreviveram
  • Em situações de risco em que as pessoas conseguiram se unir para sair da situação

Conclusão

A expressão “entre mortos e salvaram-se todos” é uma forma de resumir uma situação em que, apesar de todos os riscos e perigos, as pessoas conseguiram sair ilesas. É um alívio para quem passou pelo evento e um reconhecimento aos esforços que foram feitos para evitar a tragédia. Apesar de sua origem não ser clara, a expressão continua sendo utilizada e fazendo sentido nos dias de hoje.

FAQs

1. A expressão “entre mortos e salvaram-se todos” é utilizada apenas em situações de perigo extremo?

Não necessariamente. Embora seja mais comum em situações em que houve risco de morte, a expressão também pode ser utilizada em contextos mais leves, como quando um grupo de amigos passa por uma situação engraçada e todos conseguem sair ilesos.

2. A expressão “entre mortos e salvaram-se todos” é utilizada apenas no Brasil?

Não. A expressão é utilizada em diversos países de língua portuguesa, como Portugal, Angola e Moçambique, por exemplo.

3. Há algum equivalente em outras línguas para a expressão “entre mortos e salvaram-se todos”?

Sim. Em espanhol, por exemplo, há a expressão “de milagro”, que significa “por um milagre” e é utilizada em situações em que houve muita sorte ou intervenção divina para evitar a tragédia.

Related video of entre mortos e salvaram-se todos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait