Enem: Um Rapaz Estuda Em Uma Escola

Reza November 28, 2021
[ENEM 2018] 175 📓 PROBABILIDADE Um rapaz estuda em uma escola que fica

O que é o ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um exame aplicado anualmente pelo Ministério da Educação do Brasil, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio e servir como critério de seleção para programas de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade para Todos (PROUNI) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Quem pode fazer o ENEM?

Todos os estudantes que estão concluindo o ensino médio ou que já o concluíram podem fazer o ENEM. Também é possível fazer o exame como treineiro, ou seja, como uma forma de teste para avaliar o desempenho e se preparar para as próximas edições.

Como é a estrutura do ENEM?

O ENEM é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação. As áreas avaliadas nas provas objetivas são:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Matemática e suas Tecnologias.

A prova de redação tem como tema uma das cinco competências avaliadas: domínio da norma culta da língua escrita, compreensão da proposta de redação, seleção e organização das informações, demonstração de conhecimento da língua e aplicação de conceitos e organização das ideias.

Como é a pontuação do ENEM?

A pontuação do ENEM é calculada a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera não apenas o número de acertos, mas também a dificuldade das questões e o desempenho dos demais candidatos. Cada prova objetiva tem um valor máximo de 1000 pontos, enquanto a prova de redação tem um valor máximo de 1000 pontos.

O que acontece depois do ENEM?

Após a realização do ENEM, os estudantes podem utilizar a nota para se inscrever nos programas de acesso ao ensino superior, como o SISU, PROUNI e FIES. Também é possível utilizar a nota para ingressar em instituições de ensino superior no exterior ou para obter certificação de conclusão do ensino médio.

For more information, please click the button below.

Conclusão

O ENEM é uma importante ferramenta de avaliação do desempenho dos estudantes do ensino médio e de acesso ao ensino superior no Brasil. Com sua estrutura de provas objetivas e redação, o exame avalia diversas áreas do conhecimento e habilidades dos candidatos, permitindo que eles possam concorrer a vagas em universidades e programas de financiamento estudantil.

FAQs

1. Como faço para me inscrever no ENEM?

As inscrições para o ENEM são feitas exclusivamente pela internet, através do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Geralmente, as inscrições são abertas no mês de maio e a prova é realizada em novembro.

2. Quantas vezes posso fazer o ENEM?

Não há limite de vezes para fazer o ENEM. No entanto, o exame é realizado apenas uma vez por ano e as notas têm validade de dois anos.

3. Como sei se fui selecionado pelo SISU, PROUNI ou FIES?

Após a divulgação dos resultados do ENEM, os estudantes que se inscreveram no SISU, PROUNI ou FIES podem consultar sua situação através dos sites oficiais desses programas. É importante ficar atento às datas de inscrição e resultado de cada programa.

Related video of enem um rapaz estuda em uma escola

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait