Enem: Sentimos Que Toda Satisfação

Reza February 18, 2023
Enem 2016 Sentimos Que Toda Satisfação EDUCA

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova aplicada anualmente pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes que concluíram ou estão prestes a concluir o ensino médio. Além disso, o ENEM é utilizado como mecanismo de seleção para ingresso em diversas universidades e programas de bolsas de estudos.

O que é o ENEM?

O ENEM foi criado em 1998 pelo MEC com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil. Inicialmente, a prova era aplicada apenas para amostras de estudantes de escolas públicas e privadas, mas a partir de 2009 tornou-se obrigatória para todos os estudantes que concluem o ensino médio. Atualmente, o ENEM é composto por quatro provas objetivas (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias) e uma prova de redação.

Qual é a importância do ENEM?

O ENEM é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil. As notas obtidas pelos estudantes na prova são utilizadas como critério de seleção para diversas instituições de ensino superior públicas e privadas. Além disso, muitos programas de bolsas de estudos, como o Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), utilizam as notas do ENEM como critério de seleção. Outra utilidade do ENEM é que ele pode ser utilizado como certificado de conclusão do ensino médio para estudantes maiores de 18 anos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade adequada.

Como é feita a correção da redação do ENEM?

A correção da redação do ENEM é feita por uma equipe de corretores treinados e capacitados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Cada redação é corrigida por dois corretores independentes, que atribuem uma nota de 0 a 200 pontos para cada uma das cinco competências avaliadas. Caso haja uma diferença de mais de 80 pontos entre as notas atribuídas pelos dois corretores, a redação é encaminhada para um terceiro corretor, que fará a avaliação final. Caso a diferença persista, a redação é avaliada por uma banca composta por três corretores.

Quais são as competências avaliadas na redação do ENEM?

As cinco competências avaliadas na redação do ENEM são:

  1. Domínio da norma culta da língua escrita;
  2. Compreensão da proposta da redação e aplicação dos conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  3. Seleção, organização, relacionamento e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  5. Elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Conclusão

O ENEM é uma prova fundamental para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior. Além de avaliar o desempenho dos estudantes, o exame é utilizado como critério de seleção para diversas instituições de ensino superior e programas de bolsas de estudos. A redação do ENEM é um dos pontos mais importantes da prova, pois permite avaliar a capacidade de argumentação e expressão escrita dos estudantes. Portanto, é fundamental que os estudantes se preparem adequadamente para o exame, estudando as competências avaliadas e treinando a escrita de textos dissertativos-argumentativos.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Qual é a nota máxima que se pode obter na redação do ENEM?

A nota máxima que se pode obter na redação do ENEM é 1000 pontos.

2. Como é calculada a nota final do ENEM?

A nota final do ENEM é calculada a partir da média das notas obtidas nas quatro provas objetivas (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias) e na redação. As notas das provas objetivas têm peso 1 e a nota da redação tem peso 3.

3. Como faço para me inscrever no ENEM?

As inscrições para o ENEM são feitas pela internet, no site do INEP. Geralmente as inscrições são abertas no mês de maio e as provas são aplicadas em novembro.

Related video of enem sentimos que toda satisfação

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait