Enem: Por Qual Motivo Ocorre A Eletrização Ilustrada Na Tirinha?

Reza October 10, 2022
Enem 2020 Garfield eletrização Por qual motivo ocorre a eletrização

Introdução

A eletrização é um fenômeno físico que ocorre quando ocorre um desequilíbrio no número de elétrons entre dois corpos, fazendo com que um deles fique com uma carga elétrica diferente. Na tirinha em questão, é possível observar que o homem está com os cabelos arrepiados, o que indica que houve uma eletrização. Mas por que isso ocorreu?

Desenvolvimento

Para entendermos a eletrização presente na tirinha, precisamos entender alguns conceitos básicos de eletricidade. A eletricidade é gerada através de uma diferença de potencial elétrico, que é a diferença de carga elétrica entre dois pontos. Essa diferença pode ser provocada por diversos fatores, como atrito, contato, indução e eletrólise. No caso da tirinha em questão, podemos deduzir que a eletrização ocorreu devido ao atrito. O atrito é um dos fatores que podem gerar eletricidade estática, que é a eletricidade gerada a partir do contato entre dois materiais. Quando dois materiais são friccionados, eles trocam elétrons, o que pode gerar uma diferença de carga elétrica. A eletrização presente na tirinha pode ter sido causada por diversos fatores, como por exemplo:

1. Atrito entre o pente e o cabelo

Um dos fatores que pode ter causado a eletrização presente na tirinha é o atrito entre o pente e o cabelo. Quando o homem passa o pente nos cabelos, há um atrito entre os dois materiais, o que pode gerar eletricidade estática. Como os cabelos são isolantes elétricos, a eletricidade gerada não consegue se dissipar facilmente, ficando acumulada nos fios e causando o arrepiamento dos cabelos.

2. Atrito entre a roupa e a pele

Outro fator que pode ter causado a eletrização presente na tirinha é o atrito entre a roupa e a pele do homem. Quando a roupa é colocada ou retirada do corpo, há um atrito entre os dois materiais, o que pode gerar eletricidade estática. Como a roupa é um isolante elétrico, a eletricidade gerada não consegue se dissipar facilmente, ficando acumulada no corpo do homem e causando o arrepiamento dos cabelos.

3. Atrito entre os sapatos e o chão

Um terceiro fator que pode ter causado a eletrização presente na tirinha é o atrito entre os sapatos e o chão. Quando o homem caminha, há um atrito entre os sapatos e o chão, o que pode gerar eletricidade estática. Como o chão é um condutor elétrico, a eletricidade gerada consegue se dissipar facilmente, mas se o homem estiver usando sapatos isolantes elétricos, a eletricidade pode se acumular no seu corpo e causar o arrepiamento dos cabelos.

Conclusão

A eletrização presente na tirinha pode ter sido causada por diversos fatores, mas todos eles estão relacionados ao atrito entre dois materiais. O arrepiamento dos cabelos indica que houve uma diferença de carga elétrica entre o corpo do homem e o ambiente ao seu redor, o que pode ter sido causado por uma eletrização. É importante entendermos esses conceitos básicos de eletricidade para compreendermos fenômenos do nosso dia a dia, como o arrepiamento dos cabelos.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. O que é eletrização?

Eletrização é um fenômeno físico que ocorre quando ocorre um desequilíbrio no número de elétrons entre dois corpos, fazendo com que um deles fique com uma carga elétrica diferente.

2. O que é eletricidade estática?

Eletricidade estática é a eletricidade gerada a partir do contato entre dois materiais. Quando dois materiais são friccionados, eles trocam elétrons, o que pode gerar uma diferença de carga elétrica.

3. Como a eletricidade estática pode ser dissipada?

A eletricidade estática pode ser dissipada através do contato com um material condutor elétrico, como o chão ou uma tomada. Quando a eletricidade estática entra em contato com um material condutor, os elétrons se distribuem de forma equilibrada, eliminando a diferença de carga elétrica.

Related video of enem por qual motivo ocorre a eletrização ilustrada na tirinha

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait