Enem: O Ciclo Biogeoquímico Do Carbono

Reza May 21, 2022
Ciclos Biogeoquímicos; Ciclo do Carbono Ciclo do carbono, Gás

O que é o ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O exame é utilizado como uma forma de avaliação do ensino médio no Brasil e também como um meio de acesso ao ensino superior através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

O que é o Ciclo Biogeoquímico do Carbono?

O Ciclo Biogeoquímico do Carbono é o processo que descreve a troca de carbono entre os seres vivos, a atmosfera, a hidrosfera e a litosfera. O carbono é um elemento fundamental para a vida na Terra e é encontrado em todas as formas de vida, na atmosfera como dióxido de carbono (CO2), na hidrosfera como bicarbonato (HCO3-) e carbonato (CO32-) e na litosfera como rochas carbonáticas.

Processos do Ciclo Biogeoquímico do Carbono

O ciclo biogeoquímico do carbono é dividido em três processos principais:

  • Fotossíntese: processo realizado pelas plantas que utilizam a energia solar para transformar o CO2 em açúcares e outros compostos orgânicos.
  • Respiração: processo realizado pelas plantas e animais que consomem oxigênio e liberam CO2 durante a quebra dos açúcares e outros compostos orgânicos para produzir energia.
  • Decomposição: processo realizado por bactérias e fungos que consomem materiais orgânicos mortos e liberam CO2 como subproduto.

Impactos do Ciclo Biogeoquímico do Carbono

O ciclo biogeoquímico do carbono é um processo essencial para a vida na Terra, mas também tem impactos significativos no meio ambiente. O aumento da concentração de CO2 na atmosfera é um dos principais causadores do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Conclusão

O Ciclo Biogeoquímico do Carbono é um processo fundamental para a vida na Terra e para a manutenção do equilíbrio ambiental. É importante entender como esse ciclo funciona e como ele pode ser afetado pelas atividades humanas, para minimizar os impactos negativos no meio ambiente.

FAQs

1. O que é o INEP?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil. O INEP é responsável por avaliar a qualidade da educação no país e por coordenar o ENEM.

For more information, please click the button below.

2. Como o Ciclo Biogeoquímico do Carbono pode ser afetado pelas atividades humanas?

As atividades humanas que queimam combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural, liberam grandes quantidades de CO2 na atmosfera, contribuindo para o aumento do efeito estufa e das mudanças climáticas. Além disso, o desmatamento e a degradação das florestas reduzem a capacidade das plantas de realizar a fotossíntese, que é o processo que remove o CO2 da atmosfera.

3. O que é o SISU?

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. O SISU é utilizado como uma forma de acesso ao ensino superior público brasileiro, utilizando as notas do ENEM como critério de seleção.

Related video of enem o ciclo biogeoquímico do carbono

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait