Enem: Buscando Convencer O Leitor

Reza September 8, 2022
NESSE TEXTO, BUSCASE CONVENCER O LEITOR A (...) RECURSOS EXPRESSIVOS

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova aplicada anualmente pelo Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo avaliar o conhecimento adquirido pelos estudantes durante o ensino médio. Além disso, o exame é utilizado como forma de ingresso em diversas universidades brasileiras e também como critério para obtenção de bolsas de estudo em faculdades particulares.

Qual é o propósito deste texto?

O propósito deste texto é apresentar e explicar como o ENEM busca convencer o leitor. Ou seja, como esta prova busca persuadir os estudantes a se prepararem adequadamente para a realização do exame, a fim de obterem um bom desempenho e, consequentemente, terem acesso a melhores oportunidades de estudo e carreira profissional.

Como o ENEM busca convencer o leitor?

Para convencer o leitor a se preparar adequadamente para o ENEM, a prova utiliza uma série de estratégias persuasivas, tais como:

1. Importância do exame

O ENEM é apresentado como uma prova de extrema importância para o futuro dos estudantes, uma vez que o desempenho obtido na prova pode ser determinante para a entrada em uma universidade ou para a obtenção de uma bolsa de estudos. Além disso, o exame é utilizado como forma de avaliação do ensino médio, o que faz com que sua realização seja ainda mais relevante.

2. Conteúdo abrangente

O conteúdo abrangente abordado pelo ENEM é outro fator que busca convencer o leitor. A prova engloba diversas áreas do conhecimento, tais como linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Isso significa que os estudantes precisam se preparar de forma ampla e multidisciplinar para obter um bom desempenho no exame.

3. Habilidades e competências exigidas

Além do conteúdo, o ENEM também avalia algumas habilidades e competências dos estudantes, tais como a capacidade de interpretar textos, de resolver problemas e de argumentar de forma coerente. Essas habilidades são consideradas importantes para a vida acadêmica e profissional dos estudantes, o que faz com que sua avaliação seja ainda mais relevante.

For more information, please click the button below.

4. Consequências do mau desempenho

O ENEM também busca convencer o leitor através das consequências do mau desempenho na prova. Quando os estudantes obtêm uma nota baixa, suas chances de ingressar em uma universidade ou de obter uma bolsa de estudos são reduzidas. Além disso, a nota obtida no ENEM também pode ser utilizada como critério para seleção em programas de intercâmbio ou de estágio, o que faz com que a preparação para a prova seja ainda mais importante.

Qual é a importância do ENEM?

O ENEM é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil. A prova avalia o conhecimento adquirido pelos estudantes ao longo do ensino médio e é utilizada como critério para ingresso em diversas universidades públicas e privadas do país. Além disso, o ENEM também é utilizado como forma de obtenção de bolsas de estudo em faculdades particulares e como critério de seleção em programas de intercâmbio e de estágio.

Como se preparar para o ENEM?

Para se preparar adequadamente para o ENEM, é importante seguir algumas dicas, tais como:

1. Estudar de forma multidisciplinar

Como o ENEM abrange diversas áreas do conhecimento, é importante estudar de forma ampla e multidisciplinar. Isso significa que os estudantes devem dedicar tempo para estudar todas as matérias abordadas na prova, tais como linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

2. Fazer exercícios

Fazer exercícios é uma das melhores maneiras de fixar o conteúdo estudado e de treinar as habilidades e competências exigidas pelo ENEM. Por isso, os estudantes devem buscar por provas anteriores e por simulados, a fim de se familiarizarem com o estilo e o nível de dificuldade da prova.

3. Ler bastante

O ENEM avalia a capacidade de interpretação de textos dos estudantes, por isso é importante ler bastante e de forma diversificada. Além disso, a leitura também é uma ótima forma de ampliar o conhecimento e de desenvolver a capacidade de argumentação e de escrita.

4. Treinar a redação

A redação é uma das partes mais importantes do ENEM, uma vez que representa 50% da nota da prova de linguagens. Por isso, é importante treinar a escrita de forma constante, buscando por temas atuais e relevantes e seguindo a estrutura exigida pela prova.

Conclusão

O ENEM busca convencer o leitor através da importância da prova, do conteúdo abrangente abordado, das habilidades e competências exigidas e das consequências do mau desempenho. Para se preparar adequadamente para a prova, é importante estudar de forma multidisciplinar, fazer exercícios, ler bastante e treinar a redação.

FAQs

1. O ENEM é obrigatório?

Não, o ENEM não é obrigatório. No entanto, a prova é utilizada como forma de ingresso em diversas universidades brasileiras e também como critério para obtenção de bolsas de estudo em faculdades particulares.

2. Qual é a nota máxima do ENEM?

A nota máxima do ENEM é 1000 pontos em cada uma das áreas do conhecimento avaliadas (linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática) e 1000 pontos na redação, totalizando 5000 pontos.

3. Como é feita a correção da redação do ENEM?

A correção da redação do ENEM é feita por dois corretores independentes, que avaliam cinco competências exigidas pela prova. Cada competência é avaliada em uma escala de 0 a 200 pontos, totalizando 1000 pontos.

Related video of enem nesse texto busca-se convencer o leitor

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait