Enem 2021: A Obtenção De Etanol

Reza December 12, 2022
QUÍMICA ENEM 2021! "A obtenção de etanol utilizando a canadeaçúcar

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova realizada anualmente no Brasil com o objetivo de avaliar o conhecimento dos estudantes que estão concluindo o ensino médio. A prova é composta por quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Um dos temas que pode ser abordado na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias é a obtenção de etanol, uma importante fonte de energia renovável no Brasil. Neste texto, iremos explicar como o etanol é produzido a partir da cana-de-açúcar, principal matéria-prima utilizada no país.

A Cana-de-Açúcar

A cana-de-açúcar é uma planta que pertence à família das gramíneas e é cultivada em regiões tropicais e subtropicais. No Brasil, a cana-de-açúcar é plantada em grande escala especialmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Além de ser utilizada para a produção de açúcar, a cana-de-açúcar é a principal matéria-prima para a produção de etanol no país. Isso se deve às características da planta, que apresenta um alto teor de sacarose em sua composição e pode ser cultivada em áreas de baixa fertilidade do solo.

Produção de Etanol

O processo de produção de etanol a partir da cana-de-açúcar é dividido em algumas etapas:

1. Moagem

Na primeira etapa, a cana-de-açúcar é moída para extrair o caldo, que é uma mistura de água e sacarose. O bagaço, que é a parte sólida da cana, é utilizado como combustível para a geração de energia elétrica nas usinas de produção de etanol.

For more information, please click the button below.

2. Tratamento do Caldo

O caldo é tratado com cal e sulfato de alumínio para remover impurezas como ceras, proteínas e outras substâncias que podem prejudicar o processo de fermentação.

3. Fermentação

O caldo tratado é então colocado em grandes tanques de fermentação, onde leveduras são adicionadas para transformar a sacarose em etanol e dióxido de carbono. Esse processo de fermentação é chamado de fermentação alcoólica.

4. Destilação

O líquido resultante da fermentação contém cerca de 8 a 16% de etanol. Para aumentar a concentração de etanol, o líquido é destilado em colunas de destilação. O etanol puro é separado do líquido restante, que é utilizado como ração animal.

5. Desidratação

O etanol obtido na destilação ainda contém uma pequena quantidade de água, que precisa ser removida para que o combustível possa ser utilizado em motores de combustão interna. Para isso, o etanol é desidratado em torres de desidratação, resultando em um produto final com 99,5% de etanol e 0,5% de água.

Vantagens e Desvantagens do Etanol

O etanol é considerado uma fonte de energia renovável e menos poluente do que os combustíveis fósseis como o petróleo. Além disso, a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar pode gerar empregos e contribuir para o desenvolvimento econômico de regiões produtoras.

No entanto, a produção de etanol também apresenta algumas desvantagens. A expansão do cultivo de cana-de-açúcar pode levar à substituição de áreas de vegetação nativa, afetando a biodiversidade e o equilíbrio ecológico. Além disso, a produção de etanol pode consumir grandes quantidades de água e gerar resíduos poluentes.

Conclusão

A produção de etanol a partir da cana-de-açúcar é uma importante fonte de energia renovável no Brasil e pode contribuir para o desenvolvimento econômico de regiões produtoras. No entanto, é necessário que a produção de etanol seja realizada de forma sustentável, respeitando o meio ambiente e garantindo condições de trabalho dignas para os trabalhadores envolvidos no processo.

FAQs

1. O que é o ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova realizada anualmente no Brasil com o objetivo de avaliar o conhecimento dos estudantes que estão concluindo o ensino médio.

2. Como é produzido o etanol a partir da cana-de-açúcar?

O etanol é produzido a partir da cana-de-açúcar por meio de um processo que envolve a moagem da planta para extrair o caldo, o tratamento do caldo para remover impurezas, a fermentação do caldo tratado com leveduras para transformar a sacarose em etanol e dióxido de carbono, a destilação do líquido resultante da fermentação para aumentar a concentração de etanol e a desidratação do etanol para remover a água e obter o produto final com 99,5% de etanol e 0,5% de água.

3. Quais são as vantagens e desvantagens do etanol?

O etanol é considerado uma fonte de energia renovável e menos poluente do que os combustíveis fósseis como o petróleo. No entanto, a expansão do cultivo de cana-de-açúcar pode levar à substituição de áreas de vegetação nativa, afetando a biodiversidade e o equilíbrio ecológico. Além disso, a produção de etanol pode consumir grandes quantidades de água e gerar resíduos poluentes.

Related video of enem 2021 a obtenção de etanol

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait