Enem 2019 – Os Hidrocarbonetos São Moléculas

Reza October 21, 2021
ENEM ENEM Os são moléculas orgânicas com uma série de

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a principal forma de ingresso ao ensino superior no Brasil. Anualmente, milhões de estudantes realizam a prova para obter uma vaga na universidade. O ENEM 2019 foi marcado por diversas questões que exigiam conhecimentos específicos em diversas áreas do conhecimento, entre elas a Química.

Hidrocarbonetos

Os hidrocarbonetos são moléculas orgânicas formadas apenas por átomos de carbono e hidrogênio. São compostos extremamente importantes e presentes em diversos aspectos da vida cotidiana, como na produção de combustíveis, plásticos, borrachas e medicamentos.

Os hidrocarbonetos podem ser classificados em duas categorias principais: alifáticos e aromáticos. Os alifáticos são aqueles que apresentam cadeias carbônicas abertas e podem ser subdivididos em alcanos, alcenos e alcinos. Já os hidrocarbonetos aromáticos apresentam anéis benzênicos em sua estrutura.

Alcanos

Os alcanos são hidrocarbonetos que apresentam apenas ligações simples entre os átomos de carbono. São compostos saturados, ou seja, já possuem o número máximo de átomos de hidrogênio ligados aos carbonos. A fórmula geral dos alcanos é CnH2n+2.

Os alcanos são utilizados como combustíveis, principalmente na forma de gás natural e petróleo. Também são utilizados na produção de plásticos e borrachas sintéticas.

Alcenos

Os alcenos são hidrocarbonetos que apresentam pelo menos uma ligação dupla entre os átomos de carbono. São compostos insaturados, ou seja, podem receber mais átomos de hidrogênio em sua estrutura. A fórmula geral dos alcenos é CnH2n.

For more information, please click the button below.

Os alcenos são utilizados na produção de plásticos, borrachas e solventes. Também são utilizados na produção de produtos químicos, como álcoois e ácidos carboxílicos.

Alcinos

Os alcinos são hidrocarbonetos que apresentam pelo menos uma ligação tripla entre os átomos de carbono. São compostos insaturados e possuem a fórmula geral CnH2n-2.

Os alcinos são utilizados na produção de plásticos, borrachas e solventes. Também são utilizados na produção de produtos químicos, como álcoois e ácidos carboxílicos.

Hidrocarbonetos aromáticos

Os hidrocarbonetos aromáticos apresentam anéis benzênicos em sua estrutura. O anel benzênico é formado por seis átomos de carbono e seis átomos de hidrogênio, sendo que cada carbono está ligado a dois outros carbonos e a um átomo de hidrogênio. A fórmula geral dos hidrocarbonetos aromáticos é CnHn.

Os hidrocarbonetos aromáticos são utilizados na produção de medicamentos, corantes e explosivos.

Conclusão

Os hidrocarbonetos são moléculas orgânicas extremamente importantes e presentes em diversos aspectos da vida cotidiana. São compostos utilizados na produção de combustíveis, plásticos, borrachas, solventes, medicamentos, entre outros. O conhecimento sobre os hidrocarbonetos é fundamental para a compreensão da Química Orgânica e para a formação de profissionais capacitados para atuar em diversas áreas da indústria e da pesquisa.

FAQs

1 – Quais são as principais categorias de hidrocarbonetos?

As principais categorias de hidrocarbonetos são os alifáticos (alcanos, alcenos e alcinos) e os aromáticos.

2 – Qual é a utilidade dos hidrocarbonetos na indústria?

Os hidrocarbonetos são utilizados na produção de combustíveis, plásticos, borrachas, solventes, medicamentos, entre outros produtos.

3 – O que são compostos saturados e insaturados?

Compostos saturados são aqueles que já possuem o número máximo de átomos de hidrogênio ligados aos carbonos. Compostos insaturados são aqueles que ainda podem receber mais átomos de hidrogênio em sua estrutura.

Related video of enem 2019 os hidrocarbonetos sao moleculas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait