Alimentos Liofilizados: O Que São E Onde Encontrá-Los Em Supermercados

Reza January 27, 2023
Alimentos Liofilizados o que são? Quais os benefícios? Tudo Ela

Em supermercados, podemos encontrar diversas opções de alimentos, desde frescos até congelados. No entanto, uma opção que vem ganhando espaço nas prateleiras dos supermercados é a dos alimentos liofilizados. Mas o que são alimentos liofilizados? Como eles são produzidos? E quais são as vantagens de consumi-los?

O que são alimentos liofilizados?

Os alimentos liofilizados são aqueles que passam por um processo de desidratação por congelamento. Esse processo consiste em retirar a água presente nos alimentos por meio do congelamento a vácuo. Ou seja, os alimentos são congelados em baixas temperaturas e, em seguida, a pressão é reduzida para que a água presente no alimento evapore sem passar pelo estado líquido, tornando-se gás e sendo eliminada do alimento.

Esse processo de liofilização preserva os nutrientes e propriedades dos alimentos, uma vez que a desidratação por congelamento é um processo muito mais delicado do que a desidratação por altas temperaturas, como ocorre na produção de alimentos desidratados convencionais.

Como os alimentos liofilizados são produzidos?

O processo de liofilização é composto por três etapas: congelamento, sublimação e desorção.

Na primeira etapa, os alimentos são congelados em temperaturas muito baixas, geralmente abaixo de -40ºC. Esse congelamento rápido evita a formação de cristais de gelo no alimento, o que poderia danificar a estrutura das células alimentares.

Em seguida, o alimento é submetido à sublimação, processo em que a pressão do vácuo é reduzida para que a água presente no alimento evapore sem passar pelo estado líquido. Nessa etapa, a água presente no alimento é transformada em gelo seco, que é retirado por meio de uma bomba de vácuo.

For more information, please click the button below.

Por fim, na etapa de desorção, o alimento é aquecido para que se evaporem os traços de água que ainda possam estar presentes. O resultado final é um alimento liofilizado, com a textura e sabor semelhantes ao alimento fresco.

Quais são as vantagens de consumir alimentos liofilizados?

Os alimentos liofilizados apresentam diversas vantagens em relação a outros tipos de alimentos, como:

  • Preservação dos nutrientes: a liofilização preserva a maioria dos nutrientes presentes nos alimentos, uma vez que o processo de desidratação é muito mais delicado do que o processo de desidratação por altas temperaturas.
  • Prazo de validade: os alimentos liofilizados têm um prazo de validade muito maior do que os alimentos frescos, uma vez que a ausência de água impede a proliferação de micro-organismos que causam a deterioração dos alimentos.
  • Peso e volume reduzidos: os alimentos liofilizados apresentam peso e volume muito menores do que os alimentos frescos, o que facilita o transporte e o armazenamento.
  • Facilidade de preparo: os alimentos liofilizados são muito práticos de preparar, uma vez que basta adicionar água para que sejam reidratados e estejam prontos para consumo.

Onde encontrar alimentos liofilizados em supermercados?

Os alimentos liofilizados podem ser encontrados em diversas seções dos supermercados, como:

  • Seções de alimentos saudáveis e orgânicos;
  • Seções de acampamento e aventura, uma vez que os alimentos liofilizados são muito práticos para atividades ao ar livre;
  • Seções de produtos importados, uma vez que a liofilização é uma técnica muito utilizada em outros países.

Os alimentos liofilizados são uma opção prática e saudável para quem busca alimentos com prazo de validade mais longo e que preservem os nutrientes dos alimentos frescos. Além disso, a liofilização permite a redução de peso e volume dos alimentos, o que facilita o transporte e armazenamento.

FAQs

1. Quais são os alimentos mais comuns em versão liofilizada?

Os alimentos mais comuns em versão liofilizada são frutas, verduras, legumes, carnes e peixes.

2. Como devem ser armazenados os alimentos liofilizados?

Os alimentos liofilizados devem ser armazenados em local seco e fresco, protegidos da luz e umidade.

3. Os alimentos liofilizados são mais caros do que os alimentos frescos?

Os alimentos liofilizados podem ter um preço um pouco mais elevado do que os alimentos frescos, uma vez que o processo de liofilização é mais caro do que a produção convencional de alimentos. No entanto, é importante lembrar que os alimentos liofilizados têm um prazo de validade muito maior do que os alimentos frescos, o que pode compensar o investimento.

Related video of em supermercados é comum encontrar alimentos chamados de liofilizados

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait