Em Relação Às Décadas De 1920/1930

Reza September 20, 2022
By Regina Silveira PERÍODO DE 1920 A 1930.

As décadas de 1920 e 1930 foram marcadas por diversas transformações sociais, políticas e econômicas em todo o mundo. No Brasil, esse período ficou conhecido como a Era Vargas, em referência ao presidente Getúlio Vargas, que governou o país por cerca de 15 anos.

Transformações políticas

No início da década de 1920, o Brasil era governado por uma oligarquia que se revezava no poder, conhecida como coronelismo. As eleições eram manipuladas e a população não tinha voz ativa na escolha de seus representantes.

Em 1930, Getúlio Vargas liderou uma revolução que pôs fim à República Velha e instaurou um novo regime político. Durante seu governo, Vargas criou diversas leis trabalhistas, como a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que garantiram direitos aos trabalhadores brasileiros.

Porém, o governo Vargas também foi marcado por um forte autoritarismo. A imprensa era censurada e os opositores políticos perseguidos. Em 1937, Vargas deu um golpe de estado e instaurou o Estado Novo, um regime ditatorial que durou até 1945.

Transformações sociais

No campo social, as décadas de 1920 e 1930 foram marcadas pelo surgimento de novos movimentos culturais e sociais. No Brasil, a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, foi um marco na história da cultura brasileira. O evento reuniu artistas, escritores e intelectuais que propunham uma renovação da arte e da literatura nacional.

Também nessa época surgiram movimentos políticos e sociais que lutavam pelos direitos das mulheres, dos negros e dos trabalhadores. O movimento operário ganhou força no Brasil e em outros países, com a criação de sindicatos e a luta por melhores condições de trabalho.

For more information, please click the button below.

Transformações econômicas

No âmbito econômico, as décadas de 1920 e 1930 foram marcadas por uma crise mundial que afetou diversos países. No Brasil, a crise econômica levou à queda do valor do café, principal produto de exportação do país na época.

Para contornar a crise, o governo Vargas criou o Plano de Valorização do Café, que consistia na compra do excedente do produto para manter os preços estáveis. Além disso, o governo investiu em outras áreas da economia, como a industrialização, visando diminuir a dependência do país em relação às exportações de produtos primários.

Conclusão

As décadas de 1920 e 1930 foram um período de grandes transformações em todo o mundo. No Brasil, a Era Vargas deixou um legado de transformações políticas, sociais e econômicas que ainda são sentidas nos dias de hoje. Apesar dos avanços na criação de leis trabalhistas e do investimento em outras áreas da economia, o governo Vargas também foi marcado por um forte autoritarismo que deixou marcas na história do país.

FAQs

1. Quais foram as principais leis trabalhistas criadas durante o governo de Getúlio Vargas?

Durante o governo Vargas, foram criadas diversas leis trabalhistas, entre elas a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que estabeleceu direitos como férias remuneradas, jornada de trabalho de oito horas diárias e salário mínimo.

2. Qual foi o impacto da Semana de Arte Moderna no Brasil?

A Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, foi um marco na história da cultura brasileira. O evento reuniu artistas, escritores e intelectuais que propunham uma renovação da arte e da literatura nacional. O impacto da Semana de Arte Moderna foi enorme, pois trouxe uma mudança na forma como a cultura brasileira era vista e representada.

3. Como o governo Vargas tentou contornar a crise econômica no Brasil?

Para contornar a crise econômica, o governo Vargas criou o Plano de Valorização do Café, que consistia na compra do excedente do produto para manter os preços estáveis. Além disso, o governo investiu em outras áreas da economia, como a industrialização, visando diminuir a dependência do país em relação às exportações de produtos primários.

Related video of em relação as décadas de 1920/1930

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait