Em Relação Aos Sistemas De Custeio, Assinale A Alternativa Correta

Reza September 7, 2021
PPT Custeio ABC PowerPoint Presentation, free download ID5821907

Os sistemas de custeio são importantes ferramentas utilizadas pelas empresas para a determinação dos custos de produção e, consequentemente, para a tomada de decisões estratégicas. Existem diversos sistemas de custeio disponíveis, cada um com suas características e finalidades específicas.

Sistemas de custeio

Os sistemas de custeio são utilizados para apurar e controlar os custos de produção, bem como para a elaboração de orçamentos e a tomada de decisões gerenciais. Os principais sistemas de custeio são:

  • Custeio por absorção
  • Custeio variável
  • Custeio ABC
  • Custeio direto

Custeio por absorção

No custeio por absorção, todos os custos de produção são alocados aos produtos, desde os custos diretos até os custos indiretos de produção. Dessa forma, os custos fixos e variáveis são considerados na apuração do custo final do produto.

Custeio variável

No custeio variável, somente os custos diretos de produção são alocados aos produtos. Os custos indiretos de produção são considerados como despesas do período. Dessa forma, os custos fixos são considerados apenas na apuração do resultado do período.

Custeio ABC

O custeio ABC (Activity-Based Costing) é um sistema de custeio que leva em consideração as atividades realizadas na produção de um produto. Os custos são alocados às atividades e, posteriormente, aos produtos. Esse sistema de custeio é útil quando há uma grande variedade de produtos e atividades na empresa.

Custeio direto

No custeio direto, somente os custos variáveis de produção são alocados aos produtos. Os custos fixos são considerados como despesas do período. Dessa forma, os custos fixos são considerados apenas na apuração do resultado do período.

For more information, please click the button below.

Alternativas

Assinale a alternativa correta em relação aos sistemas de custeio.

  1. O custeio por absorção considera somente os custos diretos de produção.
  2. O custeio variável considera todos os custos de produção.
  3. O custeio ABC leva em consideração somente os custos indiretos de produção.
  4. O custeio direto considera somente os custos fixos de produção.

A alternativa correta é a número 2: o custeio variável considera todos os custos de produção.

Conclusão

Os sistemas de custeio são importantes ferramentas para a gestão de custos e tomada de decisões das empresas. Cada sistema de custeio apresenta características e finalidades específicas, sendo importante a escolha do sistema adequado para cada situação.

FAQs

1. Qual é o sistema de custeio mais indicado para empresas com grande variedade de produtos?

O sistema de custeio mais indicado para empresas com grande variedade de produtos é o custeio ABC (Activity-Based Costing), pois leva em consideração as atividades realizadas na produção de cada produto.

2. Qual é a principal diferença entre o custeio por absorção e o custeio variável?

A principal diferença entre o custeio por absorção e o custeio variável é que no custeio por absorção todos os custos de produção são alocados aos produtos, enquanto que no custeio variável somente os custos diretos são alocados.

3. É possível utilizar mais de um sistema de custeio ao mesmo tempo?

Sim, é possível utilizar mais de um sistema de custeio ao mesmo tempo, desde que cada um seja utilizado para uma finalidade específica. Por exemplo, pode-se utilizar o custeio por absorção para a apuração do custo dos produtos e o custeio variável para a elaboração do orçamento da empresa.

Related video of em relação aos sistemas de custeio assinale a alternativa correta

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait